São Paulo, domingo, 14 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Louro não pode mostrar sua cara

Matuiti Mayezo/Folha Imagem
O ator Tom Veiga, o intérprete do Louro José


DA REPORTAGEM LOCAL

CRIADO por Ana Maria Braga ainda em seus tempos de Rede Record, quando então comandava o "Note & Anote", o Louro José acompanhou a apresentadora à Globo e se tornou uma das marcas registradas do "Mais Você", que a emissora exibe de segunda a sexta-feira, às 13h50.
Poucos, no entanto, conhecem a identidade do famoso papagaio: o ator Tom Veiga, ex-assistente de palco de Ana Maria. Foi ela que teve a idéia de criar o personagem, em 97, com o objetivo de entreter as crianças na abertura de seu programa da Record. O nome da ave veio de um louro que Ana Maria possui há anos.
Por causa disso, ela detém os direitos do personagem. Assim sendo, Veiga não pode dar entrevistas ou ser fotografado, a não ser sob a identidade do boneco. Nem mesmo a página do Louro na Internet (www.uol.com.br/lourojose) traz informações detalhadas sobre o ator.
"O Louro preenche o lado lúdico, brincalhão do "Mais Você". Ele tem aquele jeitão meio grosso e, muito levemente, escatológico, mas que agrada em cheio às mulheres. O Louro e a Ana formam uma dupla afinada, e ele ocupa o espaço que merece", afirma Luiz Gleiser, diretor-geral do programa, rebatendo as recentes críticas de que o Louro José vem ganhando mais importância do que a própria Ana Maria Braga na atração global. O boneco até apresenta um telejornal (o "JL" ou "Jornal do Louro") e, volta e meia, aparece fantasiado -como quando se vestiu de Matheu, da novela "Terra Nostra".
Em outubro do ano passado, o papagaio ganhou um livro, "Piadas do Louro José" (editora Best Seller, R$ 22), que está em sua segunda edição e já vendeu até agora 9.000 exemplares.
Também são comercializados um boneco do Louro e uma miniatura do tipo "agarradinho". (ERIKA SALLUM)




Texto Anterior: Sombra tem "acordo verbal" com Ratinho
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.