São Paulo, domingo, 16 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi santa Clara

em São Paulo

Santa Clara foi quem assistiu ao "primeiro programa de TV" da história.
No Natal de 1252, Clara, que ainda não era santa, estava muito doente e não pôde ir às celebrações. Mas quando as freiras voltaram para casa onde Clara vivia, ela descreveu minuciosamente tudo o que havia acontecido naquela noite, como se estivesse estado presente à missa.
Clara teria visto e ouvido tudo de casa, da mesma forma como hoje é possível acompanhar um evento pela televisão. Essa é a lenda que se conta para explicar o motivo pelo qual santa Clara foi eleita a padroeira da televisão.
A Carta Apostólica que nomeia Clara padroeira da TV cita a lenda e justifica o título: "para que essa invenção (a TV) seja protegida por uma direção divina, para evitar males e promover seu uso correto".
Foi o papa Pio 12 quem, em 14 de fevereiro de 1958, declarou santa Clara "celeste padroeira da televisão".
Desde então, nem sempre ela conseguiu promover o uso correto da televisão, como queria Pio 12. Mas isso não foi motivo para que ela deixasse de ser celebrada como a padroeira da TV.
No Brasil, ganhou homenagem de Caetano Veloso, que em seu disco "Circuladô", gravou a faixa "Santa Clara, Padroeira da Televisão".
A amizade entre ela e são Francisco de Assis também virou tema de filme: "Irmão Sol, Irmã Lua" (1973), de Franco Zeffirelli.
Clara, que era filha de nobres, aos 18 anos abandonou tudo para seguir Francisco de Assis no ideal de viver em pobreza absoluta.
Ela nasceu em Assis, na Itália, em 1194, e morreu em 11 de agosto de 1253 -data em que se comemora seu dia e também o da televisão. Foi declarada santa pelo papa Alexandre 4, no ano de 1255.
Quando resolveu abdicar à riqueza de sua família, Clara foi recebida na igrejinha da Porciúncula, onde Francisco cortou seus cabelos e a vestiu com uma túnica marrom.
Pouco tempo depois, Francisco e Clara formaram a primeira fraternidade junto à igreja de São Damião.
Nascia, ainda sob a regra beneditina, o que viria a ser a Ordem de São Francisco.
Dotada de grande capacidade de comunicação, Clara assumiu a continuidade do ideal franciscano após a morte de são Francisco, em 1226.
Algumas biografias contam que Clara e Francisco exerciam fascínio um sobre o outro, e que eram "apaixonados, mas pelo mesmo ideal".
Ideal que Caetano Veloso traduziu em canto: "Lua clara, trilha, sina Brilha, ensina-me a te ver Lua lua continua em mim Luar, no ar, na TV São Francisco"



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.