UOL


São Paulo, domingo, 18 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Débi e Lóide - Dois Idiotas em Apuros
Globo, 13h05.
    
(Dumb & Dumber). EUA, 1995, 110 min. Direção: Peter Farrelly. Com Jim Carrey, Jeff Daniels, Lauren Holly. Carrey faz um idiota que se apaixona por uma mulher. Em companhia de Daniels, outro tonto, empenha-se em encontrar essa mulher, partindo para uma longa viagem. Recebido como filme idiota, talvez por causa de seu título, seria justo observar a quantidade de gags de primeira linha que desenvolve, sem falar de Carrey.

A Família Lero-Lero
Cultura, 15h30.
  
Brasil, 1954, 80 min. Direção: Alberto Pieralisi. Com Walter D'Ávila, Marina Freire, Renato Consorte, Luís Linhares. Pressionado pela mulher e pela família, pobre funcionário público dá desfalque em repartição. Daí se originam os problemas que vive, mas também as situações cômicas. A calhar para o funcionalismo, que continua na pior, 50 anos depois.

Vírus Mortal
Record, 18h.
 
(Carriers). EUA, 1997, 90 min. Direção: Alan Metzger. Com Pamela Reed, Philip Bosco, Nicholas Pryor. Vírus letal se propaga em cidade populosa. Médica vai à África pesquisar suas origens e descobre que, por trás de tudo, existem sinistras experiências genéticas. Feito para TV.

El Mariachi
Bandeirantes, 20h30.
  
(El Mariachi). EUA, 1993, 81 min. Direção: Robert Rodriguez. Com Carlos Gallardo, Cosuelo Gómez. A fama do filme repousa sobre a suposição (pouco plausível) de que teria custado US$ 7 mil. Em todo o caso, a história do seresteiro confundido com um criminoso na fronteira entre México e Estados Unidos não vale muito mais do que o anunciado pela publicidade.

Fuga de Los Angeles
Globo, 23h.
   
(Escape from L.A.). EUA, 1996, 101 min. Direção: John Carpenter. Com Kurt Russell, Cliff Robertson, Stacy Keach. Estamos em Los Angeles, ano 2013. Um terremoto dizimou a cidade, agora tomada pela anarquia. É com isso que Kurt Russell terá de se entender, num filme menor de Carpenter, que, no entanto, maneja muito bem a estética do filme "B" e garante a diversão.

Quem É o Infiel?
Bandeirantes, 0h30.
   
(A Letter to Three Wives). EUA, 1949, 103 min. Direção: Joseph L. Mankiewicz. Com Jeanne Crain, Linda Darnell, Ann Sothern. Três mulheres recebem carta anônima em que outra afirma ter fugido com o marido de uma delas. As três passam em revista suas vidas conjugais. Nenhuma terá enorme certeza da fidelidade do marido. Radiografia de um meio, mas também da imperfeição de instituições tais como casamento e fidelidade. Legendado.

Homens Perigosos
Globo, 0h55.
  
(Hoodlum). EUA, 1997, 130 min. Direção: Bill Duke. Com Andy Garcia, Laurence Fisburne, Tim Roth. Em 1934, gângsteres negros do Harlem disputam espaço a pontapés com o branco Tim Roth. Quando o negro Bumpy (Fishburne) se alia a Lucky Luciano (Garcia), o sangue corre aos borbotões. Nem desprezível, nem memorável. Inédito.

Marcada pelo Passado
Globo, 3h.
 
(Woman with a Past). EUA, 1991. Direção: Mimi Leder. Com Pamela Reed, Dwight Schultz. Agentes do FBI prendem mulher acusada de assalto a banco. Um depoimento do marido explicará o crime: tratada de maneira brutal por ele, que, entre outras coisas, escondeu os filhos, a mulher envolve-se no assalto para levantar o dinheiro necessário para reaver a prole. Enfim, mulher com passado e filme meio sem futuro.



Texto Anterior: Crítica - José Geraldo Couto: Papo boleiro
Próximo Texto: Próximos capítulos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.