UOL


São Paulo, domingo, 18 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"REALITY" INVESTIGATIVO

Globo consegue treinamento para concorrentes de "O Jogo"

Sherlocks à brasileira têm aulas com a polícia do Rio

Alexandre Campbell/Folha Imagem
Policial mostra duas armas apresentadas aos participantes do programa "O Jogo", da Globo


FREE-LANCE PARA A FOLHA

A PRODUÇÃO do novo "reality show" da Globo, "O Jogo", que estréia no dia 27, se inspira em locais pouco convencionais. Como o mote é um crime e sua investigação, as equipes de produção, arte e maquiagem passaram o último mês em meio a cadáveres e equipamentos policiais, no Instituto de Criminalística, na Academia de Polícia e no Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro. "Mostramos tudo o que acontece na prática, para que eles tenham uma idéia de como caracterizar melhor", diz Iara Cruz, assessora de comunicação do Instituto de Segurança Pública do Rio, responsável pelo intercâmbio.
Os 12 participantes -que no estilo "Big Brother" vão conviver numa casa sob a vigilância ininterrupta das câmeras- assistiram a aulas na Academia de Polícia do Estado. No currículo, defesa pessoal, técnicas de abordagem, diferenciação de equipamentos e técnicas gerais de investigação.
"Nosso objetivo é mais pedagógico. A idéia é que eles tenham um mínimo de noção sobre uma investigação, para não passarem orientações erradas aos espectadores", diz Cruz.
O prêmio de até R$ 250 mil será daquele que conseguir desvendar, ao final de dez semanas, um suposto crime praticado numa cidade do interior -a gravação é em Laguna (SC), onde 3.000 pessoas se inscreveram para trabalhar na produção, que utiliza 180 funcionários.
Versão brasileira de "Murder in Small Town X" (Assassinato numa pequena cidade), dos estúdios Fox, a atração será apresentada por Zeca Camargo.
Misto de "reality" e ficção, não haverá scripts. "Nós damos as missões investigativas, mas eles não têm texto nem direção", afirma o diretor de núcleo José Bonifácio de Oliveira.
(MARCELO BORTOLOTI)


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Novas idéias: Diretora quer menos baixaria na Rede TV!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.