|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
REAÇÃO
Net afirma que mercado cresce com as novas operações de TV por
assinatura no interior do país
TVA lança pacotes populares
da Reportagem Local
A TVA lançou pacotes populares com preços mais baratos para
seduzir o consumidor da classe C
e anular a crise do setor de TV paga. A idéia evidencia as diferenças
de estratégia entre TVA e Net para
conquistar novos assinantes.
A Net segue com a opção de investir em marketing e acreditar
que o assinante busca um pacote
completo, com mais canais, mesmo que tenha que pagar um preço mais alto por isso.
Executivos da empresa dizem
que o mercado voltará a crescer
com a instalação, este ano, de sistemas de TV paga em novas cidades brasileiras, o que não aconteceu em 1998. As miniparabólicas
do sistema Sky, por exemplo, que
não dependiam de novas concessões para operar, tiveram um
crescimento no número de assinantes de 237% no ano passado.
Apesar de a Net não se pronunciar a respeito das estratégias da
concorrente, um pacote popular
está em estudos na operadora há
um ano e meio, sem que uma solução seja encontrada.
Os novos pacotes da TVA são o
resultado de um ano de negociações com todos os canais. O pacote mais barato da operadora, com
seis canais pagos e quatro abertos,
custa R$ 21,90 (para antenas
MMDS) e o mais caro, com 55 canais, é vendido a R$ 62,90, no cabo.
O número de assinantes de TV
paga no Brasil estagnou em 1998.
A crise cambial e o aumento no
preço das mensalidades em 1999
pioraram essa situação.
Somadas TVA, Net, operadoras
independentes e de miniparabólicas (DirecTV, Sky e Tecsat), o
mercado chega a 2,7 milhões de
assinantes, pouco mais do que no
início de 98. O crescimento projetado para este ano não supera 1%,
e a meta para 2003 seria chegar a
5,5 milhões de lares com TV paga.
"Não há dúvida que a saída para
alavancar o crescimento do número de assinantes está em conquistar a fidelidade da classe C.
Para isso, precisávamos criar pacotes que pudessem atraí-los", explica Boaventura dos Santos, diretor de marketing da TVA.
Texto Anterior: Cartas Próximo Texto: Canal Playboy estréia na Sky com venda avulsa Índice
|