São Paulo, domingo, 21 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRANHA SEMELHANÇA
Best seller e novela da Record têm muitos pontos em comum; autora brasileira diz que isso é coincidência
Livro tem trama quase igual à de "Marcas da Paixão"

DA REPORTAGEM LOCAL

"QUALQUER semelhança terá sido mera coincidência." Será? Que os autores de novela buscam em livros, filmes e histórias que ouviram em algum lugar inspiração para escrever suas tramas, todo mundo sabe. Mas a novela "Marcas da Paixão", que estreou na Record no último dia 8, tem a trama extremamente parecida com a do livro "O Testamento" (ed. Bertrand Brasil), da autora norte-americana Nora Roberts.

Na novela, um fazendeiro muito rico morre e, no seu testamento, deixa a fazenda de herança para suas duas filhas, que não se conheciam nem conheciam o pai. A condição para que elas herdem a fazenda é que vivam juntas no lugar por um ano.
O enredo de "O Testamento" é quase o mesmo: um fazendeiro também muito rico deixa a fazenda para as filhas -dessa vez são três- que não se conheciam e que precisam viver lá por um ano para ter direito à herança.
Mas Solange de Castro Neves, autora da novela, diz não conhecer o livro e nega ter se inspirado nele para escrever a história.
"A gente sempre lê muita coisa para ter bagagem para escrever os 180 capítulos de uma novela. Mas nunca li "O Testamento" de Nora Roberts e nunca tinha ouvido falar desse livro antes. Deve ser coincidência", afirmou.
Coincidência ou não, o fato é que as semelhanças entre o livro e a novela não param no testamento. Em ambos, uma das irmãs é rica, sofisticada, mora em uma grande cidade, odeia a vida no campo e, no início, recusa-se a viver na fazenda.
Em ambos, a outra irmã é de origem mais humilde, professora primária em uma cidade pequena, é muito dócil mas tem um pouco de medo de ter um relacionamento amoroso e vive amedrontada por causa de um homem que a persegue -a perseguição acontece tanto no livro quanto na novela, assusta a todos na fazenda e fará com que as irmãs fiquem unidas.
Embora não sejam tão semelhantes, há outros personagens na novela que encontram seus correspondentes no livro, como o testamenteiro, dono da fazenda vizinha, também muito rico, ou o que foi rejeitado na infância e se torna um psicopata.
Para Karen Schindler, representante de Nora Roberts no Brasil, não se trata de uma coincidência. "É muito estranho Solange dizer que nunca leu o livro, porque, em março de 99, ela me telefonou interessada na compra dos direitos de "O Testamento" para adaptá-lo para a TV. Entrei em contato com o escritório de Nora nos EUA, mas não obtive resposta. E Solange não me procurou mais", disse.
Schindler diz desconhecer o conteúdo da novela, mas afirma que já entrou em contato com os representantes de Nora Roberts nos EUA. "Mas ainda não obtive resposta e não sei que tipo de providência será tomada", afirmou. (CLÁUDIA CROITOR)




Texto Anterior: Vale a pena ver de novo: Atores são "condenados" aos mesmos papéis na TV
Próximo Texto: Audiência: SporTV lidera ranking na Net
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.