São Paulo, domingo, 26 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES DE HOJE

O Vingador
Record, 14h30.
  (Raven). EUA, 1996, 96 min. Direção: Russel Solberg. Com Burt Reynolds, Matt Battaglia. Dois agentes a serviço da CIA disputam artefato bélico (aparentemente, destinado ao setor de informações) com pessoas interessadas em vendê-lo para os iranianos. Mais uma tentativa de esticar a Guerra Fria.

Tai Chi
Bandeirantes, 20h.
   (Tai Chi). Hong Kong, 1993, 93 min. Direção: Woo-ping Yuen. Com Jet Li, Michelle Khan. A origem do tai chi, variante do kung fu, durante a dinastia Ming, na China, e sua eficácia para combater os inimigos.

Ação entre Amigos
Cultura, 23h.
    Brasil, 1998, 76 min. Direção: Beto Brant. Com Leonardo Villar, Zecarlos Marchado, Cacá Amaral, Carlos Meceni, Genésio de Barros. Quatro amigos, outrora torturados no DOI-CODI, saem para um fim-de-semana feliz. Na verdade, um deles revelará mais tarde que na verdade eles estão na trilha de um célebre torturador, dado como morto, porém mais vivo do que nunca. Dois aspectos: 1) Brant se afirma como um dos melhores artesãos de sua geração, com um sentido raro para filmes de ação; 2) e também um dos mais apressados: falta ao filme um tanto de consistência, o que parece ser resultante de um projeto meio apressado em sua concepção. Assiste-se agradavelmente.
O Especialista
Globo, 23h55.
   (The Specialist). EUA, 1994, 110 min. Direção: Luis Llosa. Com Sylvester Stallone, Sharon Stone, James Woods, Rod Steiger. Bela mulher contrata especialista em explosivos, para fins de vingança (contra mafiosos de origem cubana sediados em Miami, que mataram seus pais). Princípio promissor e filme emperrado. Distração.

Anna e O Rei do Sião
Bandeirantes, 1h.
   (Anna and the King of Siam). EUA, 1946, 128 min. Direção: John Cromwell. Com Irene Dunne, Rex Harrison, Linda Darnell, Lee J. Cobb. Em 1862, a viúva Anna Owens chega a Bangcok, para educar os filhos do rei do Sião. Eles são nada menos que 67. De resto, ela enfrentará o autoritarismo do rei (que, entre outras, manda matar sua mulher infiel) e terminará por ser decisiva para a modernização do país. Baseado em livro de Margareth Landon, escrito a partir da biografia de Anna Leonowens. Em suma, uma demonstração da superioridade do Ocidente. Em P&B. Legendado.

Blade Runner - O Caçador de Andróides
Globo, 1h55.
     (Blade Runner). EUA, 1982, 118 min. Direção: Ridley Scott. Com Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young. No século 21, Ford é o policial encarregado de eliminar os replicantes revoltados (por terem tempo de vida determinado). Pouco a dizer: um filme emblemático dos anos 80, tanto pelo que diz, como pela estética um tanto afetada que marcou esse período. Mas marcou, o que quer dizer alguma coisa.

Questão de Honra
SBT, 2h.
   (A Few Good Men). EUA, 1992, 138 min. Direção: Rob Reiner. Com Tom Cruise, Jack Nicholson, Demi Moore. Cruise, jovem oficial designado para investigar assassinato de um soldado numa base militar, indispõe-se com o comandante local. Questão de caserna, em produção acima da média, mas, no frigir dos ovos, sem muito a dizer. Só para São Paulo e arredores.

O Dia Seguinte
SBT, 4h45.
   (The Day After). EUA, 1983, 140 min. Direção: Nicholas Meyer. Com Jason Robards, JoBeth Williams. A idéia do filme (feito para TV) era mostrar o que aconteceria em caso de guerra nuclear. Foi um sucesso louco. Não demorou muito, no Brasil a expressão "o dia seguinte" era aplicável sobretudo a casos de ressaca. A turma avacalha tudo.

Texto Anterior: Crítica - Francisco Martins da Costa: Quem quer ser como Silvio Santos?
Próximo Texto: Próximos capítulos
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.