São Paulo, Domingo, 26 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uma noite sobre a Terra


Reuters
Queima de fogos em Copacabana, no Rio; este ano o evento vai durar 18 minutos.



Emissoras aderem a pools internacionais e mostram a chegada do ano 2000 em várias partes do mundo durante 24 horas

TVs brasileiras exibem réveillon globalizado

BRUNO GARCEZ
DA REPORTAGEM LOCAL


As principais emissoras de TV do país estão preparando munição pesada para competir com a parafernália de música e fogos de artifício que tomarão as ruas das grandes capitais na virada do ano.
Globo, Bandeirantes e Record, além de exibirem shows e espetáculos pirotécnicos que serão apresentados nas principais cidades do país, se associaram a pools de emissoras internacionais, o que lhes garantiu a transmissão da passagem de ano em lugares tão díspares como Bulgária e Tanzânia ou manjados, como Nova York, Londres e Paris.
A Globo, que se associou à Prefeitura do Rio, investiu R$ 5 milhões na produção da festa de réveillon na praia de Copacabana. A emissora exibirá, a partir das 22h05, dentro do "Show da Virada", trechos dos shows realizados na praia. Entre as apresentações, há desde as veteranas Emilinha Borba e Marlene até Luiz Melodia e Pedro Luís e a Parede. O projeto artístico do evento será do diretor Roberto Talma, da Globo. O programa será apresentado por Galvão Bueno, que fará também a contagem regressiva para o ano 2000.
A emissora mostrará ainda a queima de fogos na orla do Rio, que vai durar 18 minutos, quatro a mais do que no ano passado. A contagem regressiva para o ano 2000 caberá a Galvão Bueno.
Além dos eventos no Rio, serão vistos ainda flashes das comemorações em outros pontos do Brasil. Em São Paulo, por exemplo, será exibida a apresentação das escolas de samba do primeiro grupo, no Sambódromo do Anhembi. Não faltarão também imagens do réveillon pelo mundo, fornecidas pela consórcio Yes 2000, ao qual a Globo se filiou (são 27 emissoras de 24 países). O repórter Edney Silvestre acompanhará a comemoração da passagem do ano em Nova York.
Como a praia de Copacabana já "pertence" à Globo, coube à Record exibir as celebrações que acontecem em Ipanema, no Rio. Quando a relógio marcar 23h55, a emissora exibirá trecho do show realizado por Gal Costa em Ipanema, em que ela interpretará "Aquarela do Brasil".
A Record integra um pool que dispõe de imagens da BBC e de emissoras de 60 países. Desde 7h30, a emissora estará mostrando o programa "2000 Hoje", com cenas do réveillon em diversas localidades, a começar pela República de Kiribati, arquipélago situado no Pacífico que pleiteia o título de primeiro local do mundo que assistirá à passagem do ano.
Entre as atrações internacionais, destacam-se ainda as apresentações de Jean-Michel Jarre, que, fiel ao seu estilo grandiloquente, fará um show em meio a uma chuva de raios laser diante das pirâmides do Egito. Em Moscou, o destaque será uma exibição do balé Bolshoi. As imagens provenientes da Argentina trarão a música de protesto de Mercedes Sosa.
Outra atração que será mostrada ao longo da programação é "A Batida de Coração do Mundo", idealizada pela ABC norte-americana -integrante do consórcio. Trata-se da exibição de grupos de percussão de todo o mundo que tocarão no mesmo ritmo. A representação brasileira caberá às baianas da Didá Banda Feminina. O trecho gravado pela Didá foi mandado para os EUA e será editado pela ABC, devidamente acrescido pelo toque kitsch norte-americano de um fundo orquestral.
Além de música e fogos de artifício, o "2000 Hoje" terá também espaço para o jornalismo. O consórcio de emissoras trará imagens, ao vivo, da visita de Nelson Mandela à prisão sul-africana em que esteve encarcerado durante 27 anos e da devolução do canal do Panamá.
Segundo Ricardo Frota, gerente de comunicação da Record, o gigantismo da transmissão não enfrenta riscos. "Se um satélite cai, imediatamente a imagem é jogada para outro. A nossa geração será mandada pela canadense CBC, que repassa as imagens para Londres, que, por sua vez, as envia para nós. Aqui acrescentamos os caracteres e o texto em português. A produção recebe o roteiro pela Internet e por um canal só de áudio."
Como as praias já estavam tomadas, a Band resolveu centrar seu réveillon na avenida Paulista, onde acontecerá show com Bate Lata, Ivete Sangalo, Art Popular, Engenheiros do Hawaii e, fechando a noite, padre Marcelo Rossi, que fará a contagem regressiva. A abertura será feita por Otaviano Costa, às 20h30. Cenas da passagem do ano em outras capitais brasileiras também serão mostradas, até mesmo as do Rio, com exceção dos shows da Record e da Globo.
A emissora contará com uma equipe de 160 profissionais espalhados por São Paulo, Rio e João Pessoa.
Além das capitais nacionais, a Band exibirá também, desde as 8h, cenas do réveillon em locais diversos, como Nova Zelândia, EUA, Canadá, Indonésia, Gana, França e Índia. As imagens são transmitidas pela Millennium Television Network, rede integrada por emissoras de TV de 143 países, que já transmitiram eventos como o Live Aid e a Copa do Mundo. A rede exibirá shows de Michael Jackson, Sting, David Bowie, Phil Collins e Bryan Adams, entre outros.
Na TV paga, destaca-se a cobertura da CNN, que exibirá o "Millennium Live", mostrando a passagem do ano desde Greenwich, na Inglaterra, até Bagdá, no Iraque. À meia-noite, entra no ar o "talk show" de Larry King, que trará ao vivo entrevistas com o Dalai Lama, Bill Gates e o reverendo Billy Graham, líder evangélico norte-americano.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Filho pródigo: Thunder volta nos 10 anos da MTV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.