São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 2000


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NOVELAS
Globo vai produzir novelas só para o mercado externo; SBT compra roteiros e filma produções mexicanas no Brasil
Globo quer vender; SBT importa dramalhões

NEY HAYASHI DA CRUZ
DA REPORTAGEM LOCAL

N EM as novelas brasileiras escaparam da globalização. A Globo, que já vende algumas de suas produções para cerca de 40 países, está negociando com a rede norte-americana Telemundo -ligada à Sony Pictures Entertainment- uma parceria para produzir novelas faladas em espanhol.

Enquanto isso, o SBT irá, a partir de abril, comprar roteiros de novelas feitas no México e filmá-los aqui no Brasil.
O acordo da Globo com a Telemundo tem como objetivo atingir o público de língua espanhola nos Estados Unidos e na América Latina. Novelas que já foram produzidas no Brasil terão seus roteiros adaptados para que as histórias possam se ajustar ao gosto do público estrangeiro. Além disso, o elenco dessas produções será formado por atores latinos.

"Tipo exportação"
Ainda não foram definidas quais serão as primeiras novelas "tipo exportação" que a Globo irá produzir. De acordo com Carlos Alberto Simonetti, diretor de vendas internacionais da Globo, os executivos da Telemundo poderão optar entre as mais de cem novelas que a emissora já produziu nos últimos 20 anos.
É a primeira vez que as produções da Globo serão feitas apenas para atender ao mercado externo. Até agora, a emissora se limitava a dublar os programas exibidos no Brasil para vendê-los para outros países. A única exceção era o "Você Decide". Para países como os Estados Unidos, a emissora vendeu o formato do programa -em que os telespectadores podem votar para escolher o final da história apresentada-, e emissoras locais cuidavam da produção.
Simonetti diz que o que estimulou a Globo a procurar parcerias com emissoras estrangeiras foi o sucesso que as novelas vendidas para o exterior têm alcançado. Cita o exemplo de "Terra Nostra", que, segundo ele, chegou a atingir 73% de audiência em Portugal.
O diretor cita ainda as novelas "Por Amor", "A Indomada", "Escrava Isaura" e "Rainha da Sucata" e as minisséries "Hilda Furacão" e "Riacho Doce" como exemplos de produções que fizeram sucesso no exterior.
Entre os clientes da emissora brasileira estão países como Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Argentina, Indonésia, Irã e Islândia.
Segundo Simonetti, cerca de 150 milhões de pessoas, em todo o mundo -sem contar os telespectadores brasileiros-, assistem a programas produzidos pela Rede Globo.

SBT
Já o SBT vai fazer o inverso: em vez de vender seus produtos para o exterior, a emissora de Silvio Santos vai comprar os roteiros das novelas produzidas pela Televisa, do México -responsável, entre outras, por "A Usurpadora" e pela trilogia "Maria Mercedes", "Marimar" e "Maria do Bairro" -que tornou a atriz e cantora Thalia conhecida no Brasil.
Os textos serão traduzidos para o português e produzidos pelo SBT, com atores brasileiros. As novas produções devem começar em abril e estrear ainda neste semestre, mas não devem substituir totalmente os "enlatados" mexicanos. O SBT planeja continuar a comprar novelas prontas de outros países e apenas dublá-las antes de levá-las ao ar.
Não é a primeira vez que o SBT investe na refilmagem de novelas estrangeiras. Exemplo disso é "Pérola Negra", exibida pela emissora em 1998/99.
Ela foi baseada em uma produção argentina e filmada aqui no Brasil. "Chiquititas", que está no ar até hoje, também foi adaptada de um programa argentino.



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