São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

500 ANOS
TV paga exibe documentários para comemorar 500 anos do Descobrimento
Discovery redescobre o Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

CINCO documentários que têm o Brasil como tema foram produzidos pelo canal pago Discovery, em parceria com produtoras brasileiras, para as comemorações dos 500 anos do descobrimento do país, em abril deste ano.

Os filmes serão exibidos nos quatro canais que fazem parte do grupo Discovery: Discovery Channel, Discovery Kids, People + Arts e Animal Planet.
A maratona começa no dia 31 de março, às 21h, com a exibição do primeiro capítulo de "Ecoaventura Amazônia", no Discovery Kids.
Na série, um grupo de cinco jovens, com idade entre 11 e 14 anos, vai até a floresta amazônica para mostrar a fauna, a flora e as lendas da região. Os outros quatro episódios vão ao ar nos dias 7, 14, 21 e 28 de abril, sempre às 21h.
No dia 22 de abril, aniversário do Descobrimento, o Discovery Channel exibe, às 15h, o longa-metragem "Os Brasileiros". Para mostrar a diversidade étnica existente no Brasil, são mostrados os costumes e as tradições de pessoas de diversas origens, como os índios da tribo ianomami.
"Os Brasileiros" mostra ainda entrevistas com cerca de 30 pessoas. Entre elas estão o presidente Fernando Henrique Cardoso e a atriz Zezé Motta. O programa é apresentado pelo economista Eduardo Gianetti da Fonseca.
Dois dias depois é a vez de "Baleias em Abrolhos", especial que o Animal Planet exibe às 20h. O documentário mostra as ilhas que fazem parte do Parque Nacional de Abrolhos, ponto de encontro de pescadores e turistas interessados em observar baleias.
A arquitetura de Oscar Niemeyer é usada, no especial "Oscar Niemeyer: O Arquiteto do Século", para contar um pouco da história política do Brasil. O programa vai ao ar pelo People + Arts no dia 30 de abril, às 21h.
Encerrando o ciclo, o Discovery Channel transmite, no dia 22 de junho, o documentário "Expedição Langsdorff". O programa reconstitui a viagem feita pelo cônsul George Heinrich von Langsdorff, ainda no século 19. Financiado pelo czar Alexandre 1º, da Rússia, ele liderou uma equipe de 30 pessoas que navegou cerca de 6.000 quilômetros de rios brasileiros.
A equipe de filmagem, da produtora paulista Grifa, formada por dez pessoas, percorreu cerca de 1.800 quilômetros do roteiro original.
A equipe de Langsdorff identificou várias novas espécies de vegetais e animais. O artista francês Hercules Florence também fez parte do grupo e realizou, ao longo da viagem, várias ilustrações das paisagens brasileiras que encontrou durante a expedição.


Texto Anterior: Perfil / Maria Amorim: Socióloga comanda chat no "O+", da Band
Próximo Texto: TV PUC transmite debate 'A Maldade'
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.