São Paulo, domingo, 27 de maio de 2001

Texto Anterior | Índice

HISTÓRIA

Documentário relembra Pearl Harbor

DA REDAÇÃO

Hoje, às 21h, o National Geographic Channel exibe o documentário "Pearl Harbor: Legado do Ataque". A produção tem estréia mundial e traz duas horas com entrevistas e imagens do que ficou conhecido nos Estados Unidos como "dia da infâmia", ocorrido há 59 anos, em 7 de dezembro de 1941.
Nessa data, um ataque aéreo japonês devastou a base militar norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. A comoção popular causada pelas mortes serviria como justificativa para os EUA participarem de maneira direta da Segunda Guerra Mundial, até então considerada um problema bélico além das atribuições do país.
O documentário mostra a expedição comandada por Bob Ballard, que vasculhou as águas do Pacífico em busca do USS Arizona, afundado durante o ataque. A produção traz as primeiras imagens feitas dos destroços da embarcação. Ballard também sustenta, contrariando os registros históricos, que o ataque japonês teria acontecido como resposta a um agressão norte-americana, e não como uma atitude desmotivada.
Ballard, responsável pela descoberta dos destroços do Titanic, contou com a ajuda de dois marinheiros do USS Ward na busca do que teria sobrado do submarino Kichiji Dewa. Segundo Ballard, o navio norte-americano atingiu a embarcação japonesa, e esse teria sido o estopim para o ataque promovido pelo Japão.
Após duas semanas de buscas, mostradas na produção, nada foi encontrado do Kichiji Dewa.
Além das descobertas do explorador, a produção apresenta depoimentos dos sobreviventes do ataque, inclusive de soldados que estavam no Arizona, como Carl Carson, que tinha 20 anos na época do ataque e morreu pouco antes da finalização do documentário.
Também está prevista para esta semana, na sexta-feira (1º/6), a chegada aos cinemas de "Pearl Harbor", filme que dramatiza o ataque japonês. Estrela a produção o ator Ben Affleck ("Gênio Indomável"). A estréia no Brasil deve acontecer uma semana após a primeira exibição pública nos EUA, marcada para anteontem.
O National Geographic também embarca na produção e exibe, no dia 2/6, às 20h, "Pearl Harbor: Beyond the Movie", que mostra os bastidores do filme.



Texto Anterior: "A Padroeira": Carrasco enfrenta novo desafio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.