São Paulo, Domingo, 27 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Troca de apresentadoras, causada pela ida de Ana Maria Braga para a Globo, faz programas femininos da Rede Record e da CNT/Gazeta aumentarem sua audiência
Efeito dominó

Otávio Dias de Oliveira/Folha Imagem
Ana Maria Braga, que deixou a Record em abril e começa a definir o formato de seu programa na Globo


ALINE SORDILI
da Reportagem Local

Há quase 80 dias, quando a apresentadora Ana Maria Braga deixou a Record, o mercado e a própria emissora chegaram a pensar que o faturamento e a audiência do programa "Note Anote" cairiam. Mas nada disso aconteceu. Para não falar que nada aconteceu, o programa perdeu a audiência infantil com a saída de Louro José -boneco que interagia com a apresentadora-, mas a média geral não foi alterada.
A nova titular, Cátia Fonseca, consegue superar os índices de audiência de sua antecessora. Na época de Ana Maria Braga, o vespertino da Record dava, em média, de cinco a seis pontos de audiência -cada ponto equivale a cerca de 80 mil telespectadores na Grande São Paulo. Hoje, Cátia elevou a média de audiência para sete pontos.
No faturamento do horário as coisas também vão bem. "O faturamento é baseado na audiência. Quando ela sobe, o faturamento sobe também. Isso acontece independentemente do apresentador. O perfil da audiência não se modifica", afirma Carlos Alberto Misiroli, 55, superintendente comercial da emissora do bispo Edir Macedo.
Para Claudio Venancio, diretor de mídia da Fischer América, isso tem uma justificativa: o longo tempo que Ana Maria ficou -e vai permanecer- fora do vídeo. "Os telespectadores acabam se acostumando com os novos apresentadores quando percebem que os preferidos não voltam mesmo. Os índices de audiência mostram que as pessoas se identificam mais com o tipo de programa do que com quem o apresenta."
Antes da Record, Cátia apresentava o "Pra Você", um programa nos mesmos moldes do "Note Anote", na CNT/Gazeta -emissora que deixou para cobrir a vaga deixada por Ana Maria. "Não me incomodo de ser vista como a substituta. Faço a mesma coisa que fazia na CNT/Gazeta, sem imitar ninguém", diz Cátia.
A apresentadora recebe em média cem cartas por dia de fãs, que provavelmente também assistiam Ana Maria Braga. "Você acaba dando o seu jeito ao programa e conquistando as pessoas. Faço tudo de uma forma que me divirta, sem procurar imitar ninguém."
A saída de Ana Maria Braga da Record provocou um "efeito dominó" entre as apresentadoras de programas femininos. Assim como Cátia se deu bem na Record, sua substituta no "Pra Você", Claudete Troiano, também melhorou os resultados na CNT/ Gazeta.
O "Pra Você", que antes dava em média um ponto com Cátia, hoje alcança três pontos com Claudete. Claudete substitui atualmente Ione Borges, que está de licença médica, mas assumirá definitivamente o comando do "Mulheres" com a ida de Ione para um programa noturno -sem culinária nem artesanato.
Claudete já apresentara este programa, quando ainda se chamava "Mulheres em Desfile" e logo que virou apenas "Mulheres". No matutino "Pra Você", Claudete tem sido substituída por Cláudia Pacheco que, segundo a emissora, deve se transformar em uma "apresentadora curinga".
O mesmo "efeito dominó" de substituição de apresentadores aconteceu com o "Cidade Alerta", também da Record.
Nei Gonçalves Dias foi substituído por João Leite Neto, que deu lugar a Luiz Datena, "que mantém médias de 19 pontos no programa, sem apelar", afirma José Paulo Vallone, diretor de programação da Record. "O que importa para o mercado publicitário é a audiência, não o apresentador", afirma Misiroli, da Record.
O programa noturno de Ana Maria também foi substituído. No seu lugar entrou o "Fábio Jr. - Sem Limite pra Sonhar" que, segundo Vallone, fatura mais que a apresentadora no mesmo horário.
Do jeito que a emissora tem se virado bem, nem é cogitada uma volta de Ana Maria Braga, caso seu programa não dê certo na Globo: "Como as coisas estão agora, seu antigo patrão (a Record) pode não achá-la mais tão indispensável assim", diz Vallone.


Texto Anterior: Monjardim aposta em nova trama histórica
Próximo Texto: Apresentadora assume ser 'brega'
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.