São Paulo, Domingo, 28 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAMBA E SUOR

Desfiles paulistanos vão ser realizados em dois dias e serão transmitidos ao vivo pela emissora
Globo muda cobertura do Carnaval paulistano no ano 2000

da reportagem local

A mais de três meses do Carnaval -que, no ano que vem, ocorrerá em março-, a Liga das Escolas de Samba de São Paulo e a Rede Globo já preparam os desfiles do ano que vem.
A principal novidade serão os dois dias de desfile do grupo especial -até este ano, todas as escolas desfilavam em apenas uma noite.
A partir de 2000, as 14 escolas que compõem o grupo vão ser divididas em dois grupos de sete. Um vai para o Sambódromo na sexta de Carnaval, e o outro, no sábado.
A Globo vai transmitir, ao vivo, os dois dias de desfile, logo depois da novela das oito.
Com a mudança, a emissora transmitirá quatro noites de Carnaval seguidas: sexta e sábado em São Paulo, domingo e segunda no Rio de Janeiro.
O número de escolas no grupo especial foi aumentado para que pudesse haver essa divisão em dois dias. Até 1997, eram dez as agremiações na elite do Carnaval paulistano.
Para chegar a 14 escolas, a Liga acabou com o rebaixamento -duas escolas eram rebaixadas ao grupo 1 todo ano- em 1998 e 1999.
Por causa da divisão do desfile em dois dias, o tempo que cada escola tem para passar pelo Sambódromo vai aumentar de 60 para 70 minutos.
Aproveitando o aniversário de 500 anos do Descobrimento do Brasil, cada escola compôs seu enredo com base em algum trecho da história do país.
A Tom Maior abre o desfile, no dia 3 de março, com enredo sobre a exploração portuguesa de 1500 a 1520.
O encerramento fica por conta da Vai-Vai -uma das campeãs do último Carnaval paulistano-, que vai cantar a 3º República (período que vai de 1984 a 2000).
A Gaviões da Fiel, a outra vencedora de 1999, vai encerrar o desfile de sexta-feira apresentando um enredo baseado no período entre 1770 e 1808.
No último dia 20, a Globo e os carnavalescos organizaram uma festa no Moinho Santo Antônio, no bairro da Mooca, em São Paulo, para que as escolas de samba do grupo especial pudessem apresentar os seus sambas-enredo.
Esteve presente ao evento Ana Maria Braga, apresentadora do "Mais Você", da Rede Globo. Ela foi eleita madrinha do Carnaval de São Paulo pelos sambistas e assistiu às apresentações dos enredos.
Ana Maria afirmou ter ficado "surpresa" com a homenagem. A apresentadora disse ainda que está estudando convites de várias escolas para desfilar no Carnaval carioca.


Texto Anterior: Garimpo: Cachorro é astro em seriado trash austríaco
Próximo Texto: "Verão Vivo" volta à Band em janeiro com grandes atrações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.