São Paulo, Domingo, 30 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES DE HOJE

A Casa do Espanto 2
CNT/Gazeta, 17h.
    (House 2: The Second Story). EUA, 1987, 88 min. Direção: Ethan Wiley. Com Arye Gross, Jonathan Stark, Royal Dano. Jovem convence amigo a morar com ele na mansão que herdou. Segue-se um filme em que o humor é mais interessante do que o horror. Ok.

A Tentação
CNT/Gazeta, 20h.
  (Treacherous). EUA, 1993, 90 min. Direção: Kevin Brodie. Com C. Thomas Howell, Adam Baldwin, Tia Carrere. Dois amigos, pilotos de corrida, investem suas economias em um hotel, depois que um deles sofre sério acidente. Só aí descobrirão que hotéis podem ser mais perigosos do que carros de corrida.

São Paulo, Sinfonia e Cacofonia
Cultura, 20h.
    Brasil, 1994. Direção: Jean-Claude Bernadet. Montagem de fragmentos de filmes que focalizaram São Paulo. Trabalho estranho e fascinante, em que o aspecto cacofonia parece triunfar, no sentido em que as imagens parecem se organizar a partir de um amargor sem fim. Conhecido por seu trabalho teórico, Bernadet dedica-se, desde os anos 90, à atividade criadora, no sentido estrito, tendo escrito romances e roteiros cinematográficos. A ver.

Arena de Aço
Bandeirantes, 20h.
  (Ring of Steel). EUA, 1994, 95 min. Direção: David Frost. Com Joe Don Baker, Robert Chapin, Carol Alt. Lutador cai na arena de aço, aquela esparrela habitual em filmes vagabundos, em que os lutadores, por uma razão ou outra, são forçados por gente desqualificada a lutar no ringue por suas vidas.

O Velho
Cultura, 23h.
   Brasil, 1997, 105 min. Direção: Toni Venturi. Documentário sobre a vida de Luiz Carlos Prestes (1898-1990), líder da coluna tenentista que levou seu nome, nos anos 20, líder do Partido Comunista nos anos 30 e figura essencial da política brasileira neste século. O filme traz entrevistas exclusivas do líder, mas é um tanto problemático: quem não conhece sua história, não sabe por que se dá tanta importância a ele; para quem o conhece, o não acrescenta nada de relevante. A estética parece ser às vezes um tanto devedora do "Globo Repórter". Apesar disso, é o que existe a ver sobre Prestes ver, seja como for.

Arthur, o Milionário Arruinado
Globo, 0h15.
  (Arthur 2: On the Rocks). EUA, 1988, 113 min. Direção: Bud Yorkin. Com Dudley Moore, Liza Minnelli, John Gielgud. Onde se discorre sobre a chantagem de que Arthur (Moore) é vítima, sua ruína, e a necessidade de trabalhar que, daí por diante, o aflige. Sequência de "Arthur, o Milionário Sedutor" (1981), também estrelado por Moore, que não se tornou mais engraçado entre os dois filmes. No mais, é dirigido aqui por Bud Yorkin, que também não é lá essas coisas.

Comando Negro
Bandeirantes, 1h.
    (Dark Command). EUA, 1940, 95 min. Direção: Raoul Walsh. Com John Wayne, Claire Trevor, Walter Pidgeon, Roy Rogers. Movido pelo despeito após perder a eleição para xerife, Cantrell (Pidgeon) opta por tornar-se fora-da-lei e atacar a cidade que o rejeitou, Lawrence, Kansas. Lá, no entanto, encontrará a oposição de Bob Seton (Wayne). O filme é tido como a melhor cinebiografia de Cantrell, sobretudo pela consistência que Walsh consegue dar ao personagem, embora não esteja entre os principais trabalhos do autor. P&B. Legendado.

O Agressor
SBT, 1h20.
  (Tough Guy). EUA, 1994, 87 min. Direção: James Merendino. Com Heather Graham, Lisa Zane. Mulher que presenciou uma tragédia (marido matou o amante e se suicidou) desenvolve sensibilidade paranóica. Por fim, passa a achar que um homem a segue. Problema: ninguém acredita nisso, quando ela fala. Até que o cara, claro, aparece.

Entre Amigos
Globo, 2h20.
   (Queens Logic). EUA, 1991, 114 min. Direção: Steve Rash. Com Joe Mantegna, John Malkovich, Linda Fiorentino. Despedida de solteiro é ocasião para reencontro entre amigos. Na tradição: lembranças da juventude e chegada da maturidade.

Spenser: Garota de Programa
SBT, 2h55.
   (Spenser: Ceremony). EUA, 1993, 91 min. Direção: Andrew Wild. Com Robert Urich, Avery Brooks, J. Winston Carroll. Detetive investiga desaparecimento de filha de um político. Descobre-a prostituindo-se e, por trás, uma terrível rede de prostituição de menores. Feito para TV a cabo e não sem interesse. Só para São Paulo.

Um Rapto no Castelo Assombrado
SBT, 5h05.
   (Woods of Adventure). Inglaterra, 1995, 77 min. Direção: Michael Scott-Smith. Com David Taylor, Alexis Jackson. Crianças vão brincar em castelo onde há material radioativo escondido por malfeitores e são presas. O investigador que busca o material passa a acumular duas tarefas: recuperar o material e recuperar as crianças. Só para São Paulo.


Texto Anterior: Crítica - Sérgio Dávila: Tempo, tempo, tempo, tempo
Próximo Texto: Próximos capítulos
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.