São Paulo, Domingo, 30 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOLTA ÀS AULAS
Cartoon Network mostra os Tiny Toons na escola; canal Futura exibe programas de educação à distância
Emissoras se preparam para o fim das férias

DA REPORTAGEM LOCAL

P ARA o mês de fevereiro, quando as aulas recomeçam na maioria das escolas, o Cartoon Network preparou um especial que pode servir para que as crianças se despeçam das férias.
Serão 48 horas seguidas de desenhos "As Aventuras de Tiny Toon", série da Warner produzida por Steven Spielberg e estrelado por versões mirins do coelho Pernalonga e sua turma. A "maratona" começa às 6h do próximo dia 5 e termina às 6h do dia 7.
Os episódios exibidos se passam na Looniversidade de Acme City, escola onde estudam os personagens de "Tiny Toons". Entre eles estão os coelhos Perninha e Lilica, o pato Plucky e o porco Presuntinho.
Fevereiro também é mês de volta às aulas para os "alunos" da "Escolinha do Barulho", que volta à programação da Record no próximo dia 28.
As principais novidades do programa são os quatro novos personagens que passam a fazer parte do elenco. Entre eles estão Giuliana Nostra, que faz uma paródia da Juliana de "Terra Nostra", e Bragança, interpretado pelo humorista Roberto Roney. Roney, assim como boa parte do elenco da "Escolinha do Barulho", também participava da "Escolinha do Professor Raimundo", quadro que hoje é exibido aos sábados dentro do humorístico "Zorra Total".
Além disso, as cenas deixarão de ser filmadas apenas no cenário da sala de aula. Haverá também uma lanchonete, onde os personagens vão se reunir na hora do intervalo entre as "aulas". Com isso, abre-se mais um espaço para o "merchandising" de empresas como fabricantes de alimentos e bebidas.

Didáticos
Já a TV Cultura e o canal Futura preparam programas de educação à distância para esta volta às aulas.
Amanhã, a Cultura vai trazer de volta o "Vestibulando". O programa, que está há 15 anos no ar, é apresentado por professores de diversos cursinhos e faz uma revisão do conteúdo das disciplinas do ensino médio, com o objetivo de auxiliar os estudantes que têm planos de prestar vestibular.
Durante a aula, os professores utilizam computadores para facilitar a compreensão por parte dos telespectadores. Há alguns anos, antes do uso desse equipamento, o único recurso visual disponível era uma lousa.
No programa de amanhã, serão vistos alguns pontos de história geral, física, química e literatura portuguesa. O "Vestibulando" vai ao ar de segunda a sexta, sempre às 13h.
Entre os destaques do canal Futura está a série "Livros Animados", que estréia no dia 19 de março. A cada episódio, alguns livros vão ter suas histórias transformadas, por meio de recursos de computação gráfica, em desenhos animados.
A série é destinada a crianças que ainda estão no início do processo de alfabetização. Já foram produzidos dez programas, cada um com 20 minutos de duração. Entre as obras escolhidas estão "O Planeta Lilás", de Ziraldo, e "Com Prazer e Alegria", de Ana Maria Machado e Claudius.
Os desenhos são intercalados por intervenções dos atores Gustavo Gasparani e Luciana Braga, que vão mostrar o papel dos livros no cotidiano das pessoas, na tentativa de conscientizar as crianças-telespectadoras sobre a importância da leitura.
No dia 11 de março, o canal traz de volta o "Futura na Sala de Aula". O programa sugere aos professores diferentes atividades que podem ser desenvolvidas, na sala de aula, com os alunos do ensino fundamental e do ensino médio.
Entre os assuntos abordados está a diversidade cultural das regiões brasileiras, abordando costumes, clima e história de diferentes lugares.
O "Futura na Sala de Aula" será exibido de segunda a sexta, sempre às 10h.
Ainda em março, no dia 13, retorna o programa "Nota 10", apresentado pela atriz Letícia Sabatella. Voltada para pais e educadores, a atração mostra novos métodos de ensino que têm se mostrado eficientes. Dentro do "Nota 10" será exibida também a série "Mídia na Escola", destacando a utilização de meios de comunicação -como rádio, televisão e jornal- como instrumento de ensino. (NEY HAYASHI DA CRUZ)


Texto Anterior: MTV deixa de pagar direitos autorais
Próximo Texto: Laerte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.