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Concessionária defende idéia desde 96
DA FOLHA VALE
A idéia de criar novas praças de
pedágio na via Dutra é defendida
pelo diretor-presidente da NovaDutra, Evandro Sarubby, desde
96, quando a empresa ganhou o
direito de explorar a rodovia.
Os novos postos de cobrança
vêm sendo apontados pela concessionária como a única alternativa viável para reduzir as tarifas
de pedágio.
A proposta da empresa voltou a
ser defendida em 99, após a greve
dos caminhoneiros, que bloquearam a rodovia para protestar contra os aumentos de tarifas de pedágio nas rodovias.
O reajuste de 8,56%, que a concessionária aplicaria em agosto de
99, foi suspenso pelo governo depois da negociação com os caminhoneiros grevistas.
Para a empresa, com as novas
praças- além das quatro já existentes entre São Paulo e Rio de Janeiro- o número de motoristas
que pagam a tarifa aumentará, fazendo cair o valor das taxas.
Pelas estimativas da NovaDutra, somente 80 mil dos 150 mil
motoristas que circulam pela rodovia pagam pedágio.
A praça de Jacareí foi anunciada
inicialmente pela empresa como
uma unidade antifugas, uma vez
que está localizada em um trecho
não-pedagiado da rodovia, com
fluxo de veículos superior ao registrado no complexo de Arujá-Guararema.
Hoje, o motorista que deixa Jacareí rumo a Taubaté, passando
por São José dos Campos- as
três principais cidades do Vale do
Paraíba- fica livre dos pedágios.
A construção de um posto de
cobrança em Jacareí foi defendida
pela concessionária no lugar da
redução dos investimentos e do
número de pessoal nos serviços
de atendimento ao usuário, propostas feitas pelo governo.
A empresa descartou, em negociação com o governo, em 99, a diminuição do quadro de 500 funcionários que estão distribuídos
em 11 bases operacionais.
Além dos postos de atendimento, a concessionária mantém
equipes de socorro médico a cada
35 km da rodovia, que realizam,
em média, 34 atendimentos/dia.
Até 99, a NovaDutra alegou que
já havia investido R$ 550 milhões
em obras e equipamentos e R$
300 milhões em despesas operacionais- ou 70% do previsto.
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