São José dos Campos, Domingo, 3 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ilhas também têm histórias

da Folha Vale

Além das quatro cidades do litoral norte, algumas ilhas da região também trazem lendas que contam, na maioria, sobre locais assombrados. Entre elas destacam-se a do Promirim e a da Rapada, ligadas a Ubatuba.
A ilha do Promirim, distante cerca de 70 km da costa, é coberta pela mata atlântica.
Contam os pescadores da região que um dia três homens, Teodoro, João Lúcio e Manoel Lúcio, queriam viajar de Ubatuba para São Sebastião em canoas.
Como era cedo, os três homens resolveram chegar até a praia da ilha, puxaram as canoas para fora da água e dormiram. Um deles acordou e percebeu que as embarcações não estavam mais ali.
Os três ficaram com medo, sem entender o que havia acontecido e então viram um grande pássaro, que passou voando e desapareceu ao chegar no pontal da praia.
Quando o dia começou a clarear, eles viram as canoas no meio do mar e começaram a rezar. Um vento atingiu o local e as empurrou em direção ao grupo, que conseguiu voltar para a casa.
Na ilha da Rapada, distante 5,8 km da costa, até hoje pescadores falam sobre assombrações encontradas no local. Os supostos fantasmas seriam de pessoas mortas, cujos corpos eram jogados na ilha.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.