São José dos Campos, Quarta-feira, 06 de Junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIÊNCIA
Programa atrasa um ano
Nasa leva sensor feito em São José ao espaço

DA FOLHA VALE

A Nasa (agência espacial norte-americana) lança em dezembro, com um ano de atraso, o satélite de observação da Terra Aqua, que levará a bordo o sensor de umidade brasileiro HSB (Humidity Souder for Brazil).
Parte do sensor foi fabricada pela empresa Equatorial Systems, de São José dos Campos, com a participação do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
O lançamento estava previsto para dezembro de 2000. O adiamento, segundo a Nasa, ocorreu em razão do atraso no cronograma de testes do foguete Delta.
O HSB é resultado de um acordo de cooperação técnico-científica entre a AEB (Agência Espacial Brasileira) e a Nasa.
O instrumento, avaliado em US$ 11,5 milhões, foi fabricado pela empresa inglesa Matra Marconi Space com participação da Equatorial Systems, responsável por 25% dos componentes.
A empresa de São José dos Campos forneceu a unidade de energia solar. O Inpe adaptou o HSB à plataforma do satélite Aqua.


Texto Anterior: Economia: Protesto pára produção em empresas
Próximo Texto: Dutra: Reunião avalia passarela em Aparecida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.