São José dos Campos, Terça, 9 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jacareí mantém vigilância

da Folha Vale

A Prefeitura de Jacareí está mantendo um esquema de vigilância nos bairros com registro de suspeita de leptospirose para evitar a disseminação da doença.
Na cidade, foram notificados este ano seis casos, sendo que duas pessoas morreram. No ano passado, a DIR (Direção Regional da Saúde) registrou dois casos suspeitos e um confirmado na cidade.
A doença é provocada pela bactéria leptospira e transmitida pela água contaminada com urina de animais, principalmente de ratos.
Os sintomas são dores no corpo, principalmente na panturrilha, febre, náuseas e vômitos.
Equipes da administração definiram como prioridade visitas nas áreas mais afetadas pelas chuvas. Três grupos de profissionais vão visitar as casas de oito bairros para fazer uma campanha de esclarecimento sobre os meios de contágio.
Durante as visitas também serão desenvolvidos trabalhos de esclarecimento dos moradores sobre as maneiras de prevenção.
Será feita a distribuição de material informativo.
A Secretaria da Comunicação da Prefeitura de Jacareí informou ontem que não houve registro de novos casos confirmados ou suspeitos da doença.
Os pacientes com suspeita de leptospirose passaram por exames, que estão sendo analisados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
A manifestação da doença pode demorar algumas horas ou até mesmo 21 dias após o contágio.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.