São José dos Campos, Domingo, 9 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍCIA
Ocorrências aumentaram este ano na cidade
Pontos turísticos são alvo de roubo em Campos

JOSÉ BENEDITO DA SILVA
free-lance para a Folha Vale

Uma das mais importantes cidades turísticas do Vale do Paraíba, Campos do Jordão vem enfrentando em 99 um aumento nas ocorrências de roubos e furtos. O número de roubos triplicou nos quatro primeiros meses deste ano e o total de furtos aumentou 18% em relação ao ano passado.
Segundo dados da Polícia Militar, já ocorreram 15 roubos na cidade nos quatro primeiros meses deste ano, contra apenas 5 registrados no mesmo período de 98. Já o número de furtos saltou de 80 no ano anterior para 95 este ano.
Os turistas são os alvos mais fáceis. Na semana passada, pelo menos três roubos com características semelhantes tiveram como vítimas turistas em lugares distantes da área urbana.
No sábado, dia 1º de maio, o fotógrafo A.E. (que não quis ser identificado), foi assaltado no Pico do Diamante. Um dia antes, outro turista havia sido alvo de ladrões na estrada que dá acesso à Pedra do Baú. Um outro visitante foi roubado na Gruta dos Crioulos.
Segundo o prefeito de Campos, Oswaldo Gomes (PSDB), é difícil garantir a segurança dos turistas em lugares afastados. Ele pensa em fechar esses locais à visitação pública.
O método de abordagem mais utilizado pelos assaltantes é o bloqueio de estradas e trilhas com troncos e galhos que obrigam o turista a parar o carro. Quando pára, é abordado pelos assaltantes.
"Realmente, aconteceram alguns casos", confirma o tenente Marcos Antônio Marcondes, subcomandante da PM em Campos. "Mas foram casos isolados e a maioria já foi resolvida."
Para ele, esse tipo de crime não ocorre no centro da cidade, onde o policiamento é mais ostensivo e há mais facilidade para identificar pessoas suspeitas.
"O pessoal fica na rua até o final da noite e a polícia dá proteção a essas pessoas", disse.
Segundo ele, faltam policiais para cobrir todos os lugares do município.
"Não posso tirar um policial militar de um lugar com 5.000 pessoas para mandar a um local com poucos turistas."
Campos do Jordão costuma receber, em média, cerca de um milhão de turistas entre os meses de junho e agosto.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.