São José dos Campos, Sábado, 12 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA
Empresa não divulga quantos vão ficar 12 dias parados; para sindicato, são 80% dos funcionários
Ford anuncia férias coletivas no Vale

ALEXANDRA PENHALVER
free-lance para a Folha Vale

A Ford de Taubaté anunciou anteontem que dará férias coletivas para parte dos funcionários da unidade, de 21 de fevereiro a 13 de março. A empresa tem 1.200 trabalhadores na unidade.
Serão 12 dias de férias mais quatro de folga na semana do Carnaval, descontados do banco de horas.
Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Valmir Marques da Silva, toda a produção da fábrica para o mercado nacional será suspensa.
"Estarão de férias cerca de 80% dos funcionários da unidade", disse Silva.
A empresa não divulgou o número dos trabalhadores que devem entrar em férias.
A assessoria de imprensa da Ford informou que as férias também estão previstas na unidade de São Bernardo do Campo.
O motivo é a adequação da fábrica do ABC para receber a unidade do Ipiranga, em São Paulo. A transferência deve se estender até julho.
Como a produção de veículos será interrompida em São Bernardo, a montagem de motores e transmissões de Taubaté será suspensa. A unidade fabrica 650 motores e 960 transmissões por dia.
Durante as férias coletivas, a Ford de Taubaté vai produzir somente as peças para exportação.
Silva disse que a empresa apresentou a proposta das férias aos funcionários e que ela foi aprovada em assembléia realizada na última terça-feira.
O sindicalista acredita que a parada se deve também à queda no volume da produção. "O estoque de carros é grande na Ford do ABC, mas acredito que, quando voltarmos do Carnaval, a situação estará melhor", afirmou Silva. "Estamos estudando a proposta de redução da jornada na volta das férias, mas isso ainda não foi decidido", disse.
A Ford informou que não foi estabelecido se haverá redução de horas trabalhadas na unidade de Taubaté.

Outras montadoras
A General Motors de São José dos Campos informou que as férias coletivas acontecem tradicionalmente no fim de ano e que nesta época não há necessidade da medida. O descanso do Carnaval está previsto e será feita a compensação de horas.
Em Taubaté, a Volks informou que também não há necessidade de descanso coletivo, pois a empresa trabalha com jornada reduzida.
Os 6.500 funcionários da Volks trabalham durante três semanas com folga na sexta-feira e, na seguinte, os cinco dias úteis. O volume da produção diminui 15%. A fábrica produz 950 carros por dia.



Texto Anterior: Precariedade atrasa aulas em Campos
Próximo Texto: Picape S-10 ganha um novo motor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.