São José dos Campos, Sábado, 12 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Precariedade atrasa aulas em Campos

free-lance para a Folha Vale

Os alunos da escola municipal Otávio da Mata, de Campos do Jordão, começarão as aulas somente entre o fim deste mês e o início de março, pois o prédio, que tem seis salas de aula, está ocupado com 109 pessoas que ficaram desabrigadas devido às chuvas que ocorreram no início do ano na cidade.
Segundo a secretária da Educação, Maria Aparecida Ramos Nogueira, o colégio atende cerca de 400 crianças na Vila Santo Antônio, local que foi muito atingido pelos desabamentos de casas. Outras duas escolas também tem desabrigados na cidade.
Na escola estadual Theodoro Correa Cintra, na Vila Paulista, a direção dividiu o espaço entre os alunos do ensino fundamental, 5ª a 8ª séries, e do ensino médio, com as cerca de 80 pessoas que estão abrigadas no prédio.
Segundo a assistente de administração escolar Rosemeire Rodrigues, as turmas foram divididas com aulas das 13h às 15h30 e 15h50 às 18h20 durante esta semana.
Os desabrigados estão sendo transferidos para o abrigo do Sanatorinho de Campos e as aulas dos 2.082 alunos devem voltar ao horário normal na próxima terça.
A escola municipal Lucila Florence Cerqueira, no bairro da Santa Cruz, tem 120 pessoas abrigadas em 14 salas de aula, mas para resolver o problema a Secretaria da Educação vai utilizar o espaço do Preventório Santa Clara, vizinho ao prédio do colégio, para dar aulas aos 500 alunos a partir de segunda-feira.
Segundo a secretária da Educação, as escolas devem ser desocupadas até o fim do mês, quando o abrigo da prefeitura estará pronto. "Estamos numa situação de calamidade pública e temos de ter paciência. As aulas são muito importantes, mas não podemos deixar as pessoas sem abrigo."
Para recuperar o tempo que está sendo perdido, a secretaria vai implantar nessas escolas o projeto "Criança em Ação", em que os alunos devem permanecer por período integral na escola.
O programa será desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social.


Texto Anterior: Mil professores ficam sem aulas
Próximo Texto: Ford anuncia férias coletivas no Vale
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.