São José dos Campos, Sexta-feira, 27 de Julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO JOSÉ, 234 ANOS
Em 1898, cidade ganha sua primeira praça; começo do século 20 traz fornecimento de energia elétrica
Traços urbanos aparecem no século 19

FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

No final do século 19 e início do século 20, São José dos Campos começou a adquirir as primeiras características urbanas. Até então, o município não possuía água encanada, rede de esgoto e energia elétrica.
A iluminação pública da cidade era feita por meio de lampiões à querosene. Já o abastecimento de água era feito por meio de pipas (vasilhas), carregadas por carroças e carros de bois.
Em 1898, o prefeito Jordão Monteiro Ferreira inaugurou o primeiro jardim público da cidade, na atual praça Cônego Lima.
Em 1907, a Câmara aprovou o projeto de lei nš 10, autorizando o então prefeito José Domingues de Vasconcelos a contratar o fornecimento de energia elétrica.

Centro
Em 1911, ocorreu a primeira tentativa de se construir um centro de tratamento para tuberculosos pelo escritor Monteiro Lobato, que firmou um contrato com a Câmara.
Seis meses depois, o contrato foi cancelado por falta de dinheiro. São José dos Campos só teria a sua primeira unidade para tratamento de tuberculosos -o que fez a fama da cidade até a década de 40- no ano de 1924, com a inauguração do sanatório Vicentina Aranha.


Texto Anterior: São José, 234 anos: Anchieta pode ter fundado o município
Próximo Texto: São José, 234 anos: Fase "sanatorial" ajudou a divulgar cidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.