São José dos Campos, Sexta-feira, 27 de Julho de 2001

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SÃO JOSÉ, 234 ANOS
Inauguração de rodovia marcou o desenvolvimento da região do Vale do Paraíba a partir de 51
Após a Dutra, nada foi como antes em S. José dos Campos

DA FOLHA VALE

No dia 19 de janeiro de 1951, o general Eurico Gaspar Dutra, ao inaugurar a rodovia que levava o seu nome, ligando as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, estava dando início ao processo que mudaria a cara do Vale do Paraíba e, principalmente, da cidade de São José dos Campos.
Desde então, a população do Vale do Paraíba saltou de 449.732 para 1,2 milhão de habitantes, a região passou de uma área predominantemente rural para um dos mais importantes pólos industriais do país e São José dos Campos assumiu o posto de principal cidade da região, desbancando Taubaté da posição.
Com a criação da rodovia, a região, principalmente São José, começou a ser ocupada por grandes empresas multinacionais.
Logo após a inauguração da via Dutra, se instalaram na cidade, entre outras, a Johnson & Johnson (1955), a Ericsson (1955), a Eaton (1957), a Alpargatas (1959) e a Avibras (1961).
A criação da Dutra consolidou uma urbanização que já se verificava na década anterior.
Em 1940, São José dos Campos tinha 36.279 habitantes, sendo que a grande maioria (21.805) morava na zona rural. Já, em 1950, a população havia saltado para 44.804 habitantes, mas a maioria (26.600) já morava na cidade.
Após a criação da Dutra, a chegada das multinacionais estimulou as correntes migratórias e o "boom" populacional, que levou São José dos Campos a 77.533 habitantes, em 1960, a 148.332, em 1970, a 287.513, em 1980, e a 442.370, em 1991.
Empresas localizadas ao longo da rodovia no Vale do Paraíba -as maiores concentrações de empresas estão nos municípios de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Guaratinguetá e Pindamonhangaba- são responsáveis hoje por cerca de 12% das exportações brasileiras.
Com a industrialização, a via Dutra se transformou em uma grande avenida de acesso entre as cidades margeadas pela rodovia e passou a registrar congestionamentos quase diários próximos aos grandes centros, como São José dos Campos e Guarulhos.


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