São José dos Campos, Domingo, 28 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNICAMP
Alunos consideram vestibular da universidade o mais difícil de todos
Dissertação provoca receio

free-lance para a Folha Vale

Muitos vestibulandos consideram a prova da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) mais difícil do que as outras por ser dissertativa em suas duas fases.
Para o professor de física André Oliveira Guadaluppe, 26, que dá aula em cursinho, a principal dica para a primeira etapa da prova da universidade é prestar muita atenção ao enunciado das questões.
"A Unicamp não exige um grau de conhecimento muito grande na primeira fase. Normalmente, ela relaciona as questões aos temas da atualidade. No último vestibular, por exemplo, ela abordou em toda a prova os 500 anos de Descobrimento do Brasil", afirmou o professor.
Apesar de a redação valer 50% da pontuação total do exame, Guadaluppe aconselha os candidatos a não menosprezarem as questões para se dedicarem somente ao texto.
"O perigo disso é perder tempo demais e, depois, atropelar as questões para não deixar nada em branco. Essa fase serve basicamente para separar o joio do trigo", disse Guadaluppe.
Já o professor de química João Iecco, 34, que leciona em um cursinho em São José dos Campos, acredita que o caminho mais seguro para um bom desempenho é escolher o tema com calma e escrever com objetividade.

Segunda fase
Os dois professores afirmaram que a segunda fase da Unicamp é mais difícil que a prova de hoje.
Quem passar para a etapa seguinte terá pela frente 12 questões dissertativas por disciplina. O número de concorrentes será menor, mas a exigência sobre o conteúdo deverá ser maior.


Texto Anterior: "Experiência" traz calma
Próximo Texto: Dicas: Genética deve ser tema de provas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.