Texto Anterior
|
Próximo Texto
| Índice | Comunicar Erros
Tomada de território Enquanto o novo Ford EcoSport não vem, Citroën Aircross e Renault Duster dividem as atenções no segmento dos aventureiros urbanos RICARDO RIBEIRODE SÃO PAULO A Ford não irá renovar o EcoSport à toa. Em alta, o mercado de jipinhos urbanos ganhou novos concorrentes em pouco tempo. Por hora, os principais rivais que a próxima geração do Ford encontrará pela frente são Citroën Aircross e Renault Duster, que marcaram a estreia das montadoras francesas nessa briga. A Citroën adotou o caminho mais fácil. Adaptou a plataforma do C3 Picasso e pegou carona na moda "off-road", com suspensão elevada, apliques estéticos e estepe pendurado na traseira. Ainda que confortável, o acerto da direção elétrica deixa o carro anestesiado demais. A posição de guiar elevada dá ao motorista a certeza de que está em uma minivan. A suspensão filtra bem os impactos e trata os ocupantes com suavidade. O sistema de abertura do porta-malas é tão complexo que é mais fácil largar as compras no banco traseiro. A culpa é do tal estepe na traseira, fixo por um braço que precisa ser destravado e deslocado para a esquerda. Exige prática e espaço. O Renault Duster, que já nasceu jipinho, tem aparência mais robusta. A distância entre eixos de 2,67 m -13 cm a mais que a do Aircross- garante amplo espaço interno. O porta-malas leva 475 litros (72 litros a mais que o do rival). E é fácil de abrir. A suspensão firme do Duster chacoalha além da conta os passageiros, principalmente atrás. Os engates do câmbio são mais duros que os do Aircross. O Citroën aposta em um ambiente requintado na cabine. O Renault é mais simples, mas caiu no gosto do público: no último bimestre, vendeu mais que o EcoSport atual. SEMELHANÇAS Ambos usam motores 1.6 16v. A configuração rendeu resultados de pista semelhantes. Os dois modelos atingem 100 km/h em cerca de 14s, aponta o teste Folha-Mauá. Empate também no consumo: 13 km/l de gasolina na estrada. O rendimento cai na cidade e piora com etanol, chegando a 6 km/l -marca de utilitário 2.0. As diferenças voltam a aparecer no preço. O Renault parte de R$ 50,9 mil, com câmbio manual, tração 4x2, direção hidráulica, ar-condicionado e acionamento elétrico de travas, vidros e retrovisores. A versão testada, Dynamique, sai por R$ 56,9 mil e tem airbags, freios ABS, rack no teto, para-choques na cor do carro, rodas de liga leve 16", faróis de neblina e som. O Duster também é oferecido com tração 4x4 e motor 2.0 (142 cv) a R$ 64,6 mil. Quase o mesmo que a Citroën pede pelo Aircross Exclusive deste comparativo. A configuração é semelhante à do Duster Dynamique, mas a linha Aircross só é oferecida com tração dianteira e motor 1.6. A versão de entrada, GL, sai por R$ 54.350. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |