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Cartas

Gol sem motor
"Em 2009, comprei um VW Gol com três anos de garantia. Em outubro do ano passado, aos 10 mil quilômetros, o motor fundiu. Ligo todos os dias para o atendimento ao cliente e ouço a mesma coisa: 'As peças estão em processo de faturamento, sem previsão de entrega'."
Gabriel Valsani Ferrão (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "O caso foi solucionado, oferecemos ao cliente condições para a eliminação do inconveniente."

Réplica do cliente - "Esperei 50 dias por um motor."

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Câmbio do Fusion
"Estava com meu Ford Fusion na estrada quando o câmbio travou. O carro foi rebocado até a Ortovel. Já estou há duas semanas sem o automóvel e não há previsão de entrega."
Fernando Aurélio (Uberlândia, MG)

Resposta da Ford - "O carro está em atendimento na Ortovel."

Réplica do cliente - "Depois de 33 dias, consegui retirar o Fusion. Ficar sem o carro por tanto tempo fará com que eu tome providências."

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Corolla trocado
"Adquiri um Toyota Corolla XEi 2.0 preto em setembro. Contudo, querem me entregar um carro na cor prata. Não retirarei o veículo da revenda Collection, que alega não poder trocá-lo. Tenho necessidades especiais e me sinto prejudicado moral e financeiramente."
Oswaldo Guttilla (São Paulo, SP)

Resposta da Toyota - "O assunto está sendo tratado diretamente entre a Collection e o cliente. O pedido foi atendido conforme solicitado. A Toyota e a concessionária permanecem à disposição."

Réplica do leitor - "Não consigo resolver o problema. A concessionária está me intimando a retirar o veículo, que não reconheço como o pedido. Tenho as mensagens onde o vendedor confirma o equívoco."

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Estepe caro
"Tenho um Honda New Civic 2008. Arrombaram o carro no dia 16 de novembro e furtaram o estepe. De acordo com o orçamento da concessionária H.Point, tive um prejuízo de R$ 1.500. E ainda me venderam uma trava antifurto por R$ 147. Questionei o porquê de o meu alarme não ter funcionado. O consultor da loja não soube responder."
Raquel Pontes (São Paulo, SP)

Resposta da Honda - "Após avaliações realizadas pela área técnica, não foi detectada qualquer falha de produto, montagem ou fabricação, e o funcionamento do sistema antifurto foi demonstrado à cliente. Os danos estão relacionados à ação de vandalismo, fugindo ao controle do fabricante."

Réplica da leitora - "O vigia da rua me disse que não ouviu o alarme disparar, mas a Honda não considera essa informação. A H.Point fez um acordo comigo e devolveu o dinheiro pago pelo reparo."

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Valores diferentes
Em julho, adquiri um Chevrolet Astra. Na compra, ofereceram-me bancos de couro por R$ 1.500. Como a forração apresentou falhas, solicitei a retirada do acessório e o reembolso do valor. Porém, recebi apenas R$ 1.280,68.
Após reclamar, enviaram a nota fiscal. Como se não bastasse, um aerofólio que custou R$ 450 estava registrado no valor de R$ 265,32."
Robson Rodrigues (São Paulo, SP)

Resposta da GM - "O caso foi concluído com o serviço de atendimento e a concessionária transmitindo os esclarecimentos ao cliente."

Réplica do leitor - "Não me devolveram o que paguei a mais, só me disseram que era um 'pacote de serviços.'"

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