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Brasileiro está trocando modelo 'popular' por motor mais potente

Brasileiro está trocando modelo 'popular' por motor mais potente

Vendas de automóveis com motores maiores já supera a soma dos 1.0 comercializados no mercado brasileiro

Luiza Sigulem/Folhapress
A designer Patrícia Furquim de Andrade, 22, trocou o Ford Fiesta 1.0 por um Citroën C3 1.4
A designer Patrícia Furquim de Andrade, 22, trocou o Ford Fiesta 1.0 por um Citroën C3 1.4

RICARDO RIBEIRO
DE SÃO PAULO

Após dois anos ao volante de um Ford Fiesta 1.0, a designer Patrícia Furquim de Andrade, 22, decidiu subir de categoria. "Queria um modelo mais ágil e confortável. Quando ligava o ar-condicionado, meu carro não andava nada."

A escolha seguiu o caminho natural: outro compacto, só que com motor mais forte. A designer comprou um Citroën C3 1.4.

Patrícia teve as mesmas dúvidas de muitos outros consumidores. No segmento dos compactos, optar por um "popular" ou investir em versões mais potentes passa por planejamento e algumas contas.

A escolha deve levar em consideração o orçamento do comprador e a rotina de utilização do veículo.

"Há clientes que compram o 1.0 por não terem condições de adquirir um modelo superior, e há também os que preferem um 'popular' completo a um 1.4 básico", diz Rodrigo Pereira, supervisor de planejamento de marketing da Fiat.

CUSTO-BENEFÍCIO

Conforme a Folha antecipou em agosto, a balança está pendendo para o lado dos carros com motor maior. O fechamento das vendas em 2011 confirmou a tendência.

Dos 3,6 milhões de veículos vendidos no ano passado, mais da metade (53,2%) tinha motores que iam de 1,1 a 2,0 litros. O segmento dos modelos de motor "mil", que dominou o mercado nas duas últimas décadas, fechou 2011 com 45,2% de participação.

"A relação custo-benefício pesa muito na compra dos 1.0. A expectativa de baixo consumo é grande. Já quem opta pelo modelo 1.4 está em busca de mais desempenho e conforto", afirma Pereira.

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