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Cartas

Excesso de freio

"Percebi um problema no freio da minha Renault Grand Tour, comprada há dois meses. Parecia que o carro estava andando com o freio de mão puxado.

O veículo foi levado para a concessionária Maxxi no dia 12 de dezembro. O problema não foi resolvido, e a Grand Tour retornou à revenda. Desde então estou a pé, aguardando peças."
RODOLPHO WILMERS (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Informamos que os discos de freios e as pastilhas foram substituídos em garantia. Durante o período de reparo, o cliente esteve com um veículo reserva.

Réplica do leitor - "Recebi o carro no dia 17 de janeiro. Ele ficou 36 dias na autorizada e só consegui um veículo reserva no fim de dezembro, após muita briga."

Pega quando quer

"Estou insatisfeito com o Chevrolet Agile 2010 que comprei na revenda Palazzo. O carro veio com problemas na injeção eletrônica e, um ano e oito meses depois, ainda não obtive solução.
Por várias vezes levei o carro à revenda, que sempre emite um laudo diferente. Trocam componentes, mas os problemas continuam. O carro só pega quando quer."
DEVAIR MARIA GOMES (São Paulo, SP)

Resposta da General Motors - "O caso foi finalizado pelo nosso serviço de atendimento no dia 20 de dezembro. Os esclarecimentos foram transmitidos pela área técnica."

Réplica do leitor - "O carro esteve 11 vezes na autorizada Chevrolet e eles não conseguiram resolver o problema em questão. A proposta que me passaram foi pagar R$ 28 mil pelo meu carro, sendo que o comprei por R$ 37,1 mil."

Parafuso quebrado

"Em novembro, levei meu Corolla à concessionária para que retirassem um parafuso de fixação da roda. A peça quebrou durante a troca de um pneu. O atendente disse que a garantia não cobria essa situação. Não sou dotado de força excepcional. Se o parafuso quebrou, foi porque estava com defeito."
FLÁVIO RICARDO (São José dos Campos, SP)

Resposta da Toyota - "Informamos que, ao trocar o pneu, a força a ser aplicada às porcas da roda com a ferramenta original do veículo é de 10,5 kgfm, conforme consta do manual do proprietário."

Defeitos em série

"Em julho, comprei um Renault Fluence na concessionária Armando Veículos. O carro apresentou problema nas borrachas das portas traseiras. A autorizada demorou 60 dias para fazer o conserto e, logo depois, os vidros elétricos pararam de funcionar. Agora, o cinto de segurança e os retrovisores estão com defeito."
SEBASTIÃO LIMA OLIVEIRA (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Informamos que as borrachas das portas já chegaram e foram instaladas no veículo. As demais peças (retrovisor e chicote) estão na concessionária. A pedido do cliente, elas serão colocadas na próxima semana."

Pedal oxidado

Comprei uma Kasinski Comet 150 na autorizada CM Motors. A moto apresentou diversas falhas. Ao levá-la à revenda, fui informado de que o problema poderia ser pressão no tanque de combustível. Outro fato grave foi a quebra do pedal para troca de marchas, que ocorreu com a moto em movimento. Ao contatar a revenda, fui orientado a aguardar o retorno da Kasinski. A marca propôs soldar o pedal, que, aparentemente, está oxidado."
LETÍCIA DE MENDONÇA (São Paulo, SP)

Resposta da Kasinski - "A motocicleta foi reparada e entregue à cliente."

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