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Cada carro tem suas próprias especificações

DE SÃO PAULO

Uma forma de verificar se o sistema elétrico está em ordem é medir a tensão nos terminais da bateria.

"A checagem deve ser feita em oficina, com o veículo em marcha lenta e todos os equipamentos elétricos e eletromecânicos ligados [faróis principais e auxiliares, pisca-alerta, som, ar-condicionado e acessórios]. O recomendado é que a tensão permaneça entre 13,6 volts e 14,6 volts", orienta Thiago Dantas, da Baterias Moura.

A capacidade do alternador e da bateria varia de acordo com o modelo do carro e o fabricante das peças.

"Automóveis de motores maiores precisam de mais energia para a partida e têm baterias de maior capacidade, pois costumam ser mais equipados", afirma Denis Oliveira, chefe de oficina da Fort Service.

COMPOSTO ÁCIDO

Uma bateria dura, em média, dois anos e meio. O prazo varia de acordo com o fabricante e a utilização.

A maioria das baterias modernas é selada, o que evita manutenções trabalhosas e dispensa a checagem do nível da água -que, na verdade, é um composto ácido que pode causar queimaduras.

Alguns cuidados simples ajudam a preservar os componentes do sistema.

"Mantenha a bateria limpa e os terminais secos. Atenção às chuvas fortes ou áreas alagadas, pois os conectores podem ficar molhados e oxidar-se. Na hora da troca, o melhor é optar por marcas conhecidas, de preferência a que é utilizada ou recomendada pelo fabricante do veículo", afirma Oliveira.

(RR)

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