Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mudanças no tráfego aumentam tensão, afirma especialista

Alterações como o estreitamento de pistas elevam o volume de carros nas ruas e estressam motoristas

Nervosinhos não costumam ser punidos: em 2011, 22 foram multados por buzinar em horário proibido

DE SÃO PAULO

Para o analista de segurança viária do Cesvi, André Horta, recentes soluções de engenharia de tráfego, como o estreitamento de pistas (para adicionar faixas extras e acomodar mais veículos), pioram a relação entre motoristas. "O adensamento aumenta a tensão no trânsito."

o estresse leva à falta de cordialidade, como bem sabem os moradores da rua Cardoso de Almeida, uma das mais movimentadas do bairro de Perdizes (zona oeste).

"Na hora do rush, chego a ficar cinco minutos esperando que uma boa alma motorizada dê passagem para que eu consiga sair da garagem. Chega a formar fila na rampa do condomínio", diz o metalúrgico Geraldo Távora, 45.

O Código de Trânsito Brasileiro não obriga ninguém a dar passagem. Essa é apenas uma das questões regidas pelo bom senso (veja outros casos de mau comportamento sem punição à direita).

"Um fator que agrava a convivência nas ruas é a dificuldade do brasileiro para lidar com limites sociais", diz Celso Mariano, especialista em educação de trânsito.

Para ele, essa falta de limite acaba levando ao excesso de normas, nem sempre conhecidas ou respeitadas. Um exemplo é o uso da buzina entre 22h e 6h, infração prevista no código de trânsito.

"Nas reuniões de condomínio, os moradores não reclamam de quem buzina à noite, mas do funcionário dorminhoco que não abriu o portão", conta Andreia Araújo, da administradora Solare.

A infração é subavaliada até pela fiscalização, que multou apenas 22 condutores na capital em 2011, informa a CET. No mesmo período, 48.086 motoristas foram autuados por dirigir e usar o celular, situação que também depende do flagrante de um fiscal.

"Se o condutor não entende a razão e o benefício da lei, dificilmente irá cumpri-la", diz Mariano.

(FELIPE NÓBREGA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.