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Câmbio de seis marchas fez bem ao Soul Após alta de 7,6% no preço por conta do novo IPI, hatch da Kia tenta compensar com tecnologia e retoques visuais Evoluções deixaram o modelo coreano até 5% mais econômico; nível de ruídos na cabine também diminuiu FELIPE NÓBREGADE SÃO PAULO A linha 2012 do Kia Soul chegou na virada do ano acompanhada de duas novidades, uma boa e outra ruim. A boa foi a adoção do câmbio com maior número de marchas para reduzir o consumo do motor 1.6 16V "flex". A má notícia foi o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que deixou o modelo sul-coreano 7,6% mais caro, em média. As evoluções mecânicas valem o preço extra cobrado por este hatch médio metido a jipinho? No caso da versão com câmbio automático que passou pelo teste Folha-Mauá, a resposta é não. MAIS ECONÔMICO A nova caixa de seis marchas (a anterior tinha quatro) deixou o Soul até 5% mais econômico (veja os números ao lado). Na ponta do lápis, isso obrigaria o dono a rodar cerca de 500 mil quilômetros para compensar o aumento de R$ 4.500 no valor do Kia testado (R$ 71,9 mil). Com câmbio manual, também de seis marchas, o preço do Soul começa em R$ 60 mil. O carro tenta convencer pela simpatia de suas formas, agora com faróis e para-choques redesenhados. A grande evolução não é vista, mas, sim, sentida: o modelo ficou mais silencioso. Os responsáveis pela mudança são o reforço no isolamento acústico e o novo câmbio, que faz o motor trabalhar em regimes de rotação menos elevados. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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