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Carro com acesso à internet está próximo

Tecnologia já existe, mas é limitada; fabricantes desenvolvem protótipos para permitir acesso com segurança

Colaboração entre montadoras e empresas de telefonia serão fundamentais para implementar tecnologia

THAÍS VILLAÇA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No começo, era o silêncio. Depois vieram equipamentos de som rudimentares, toca-fitas, aparelhos de CD, MP3, GPS e, agora, internet. As tecnologias para acessar a web do próprio carro -e não a partir do celular- ainda engatinham, mas o futuro é promissor e está próximo.

Plínio Cabral Júnior, diretor de engenharia elétrica da GM América do Sul, afirma que a empresa trabalha ativamente para que seja possível acessar a internet de equipamentos instalados no carro."Temos protótipos prontos, essa tecnologia deve chegar às ruas antes do previsto."

E-MAILS AO VOLANTE

Aparelhos que permitem acesso à internet, como centrais multimídia com funções semelhantes às de um smartphone, já são encontrados em lojas especializadas, mas são raros e caros -podem custar mais de R$ 3.000.

"Esperava que os novos equipamentos fossem estourar no país, mas isso não aconteceu, talvez pelo alto custo. Há aparelhos em que basta colocar o chip da operadora para se conectar, mas são poucas as opções", afirma Robert Amorin, supervisor técnico da Falcon, empresa de acessórios automotivos.

A colaboração entre as operadoras de telefonia e as montadoras é fundamental para que a internet veicular seja eficiente. "Já vi o sistema funcionando com o automóvel parado, mas, em movimento, é provável que ocorram problemas de interferência e queda de sinal", diz Amorin.

Outra questão importante é a legislação. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) não tem resolução específica para normatizar a internet nos carros, mas é provável que as regras sejam as mesmas aplicadas a aparelhos de DVD e TV: a conexão deverá ser bloqueada quando o veículo entrar em movimento.

Uma solução para a segurança é o uso de comandos de voz. "Como alguns carros já aceitam ordens verbais para ligar faróis ou baixar os vidros, é possível estender o sistema para a internet, tornando possível responder a e-mails por meio da fala", afirma Cabral.

Para não distrair o motorista, empresas têm se concentrado no entretenimento do passageiro de trás. Principalmente crianças, que costumam ficar entediadas após longas horas na estrada.

Centros de pesquisa da Toyota e da GM criaram sistemas de interatividade nas janelas traseiras. É possível desenhar, jogar, conectar-se à internet e assistir a filmes diretamente no vidro do carro.

Em março, a multinacional norte-americana Intel anunciou a criação de um fundo de investimentos de US$ 100 milhões para inovações tecnológicas automotivas, com foco no carro conectado.

"Ao ampliar nossos esforços de pesquisa, queremos aprofundar a compreensão sobre como as pessoas interagem com seus automóveis", diz Paul Otellini, presidente e CEO da empresa.

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