Índice geral Veículos
Veículos
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lojistas se adaptam às folgas quinzenais

Para sindicato dos concessionários, fechar revendas de carros em dois domingos por mês não prejudica vendas

Quantidade de carros emplacados em São Paulo nos primeiros meses do ano repete o resultado de 2011

Mateus Bruxel-12.dez.2010/Folhapress
Vendedores têm direito a dois domingos de folga por mês
Vendedores têm direito a dois domingos de folga por mês

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Rua da Consolação, centro de São Paulo. O movimento no último domingo estava concentrado em um restaurante famoso. Na concessionária ao lado, o bancário Edson Sanches, 38, encontrou apenas portas fechadas.

"Quero comprar um veículo familiar, e domingo é o dia mais fácil para reunir a turma. Achei que a loja estaria aberta, vou tentar na outra semana", disse Sanches, que estava acompanhado da mulher e de dois filhos.

O bancário não conhecia as novas regras do setor. Desde 1º de janeiro deste ano, as revendas de carros da capital, da Grande São Paulo e de cidades como Osasco e Guarulhos fecham as portas em dois domingos por mês, seguindo acordo trabalhista entre concessionários e funcionários.

As revendas funcionavam de domingo a domingo desde de o início dos anos 2000. No final de 2011, a pressão dos vendedores, que queriam folgas, se intensificou, o que culminou no acordo.

NEGÓCIOS MANTIDOS

Passados três meses de implementação das folgas, não houve queda nas vendas, segundo Octávio Leite Vallejo, presidente do Sincodiv-SP (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de São Paulo).

Os números divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) confirmam a informação do sindicato. No primeiro bimestre de 2012, foram vendidos 488,6 mil carros comerciais e de passeio em todo o país -143,4 mil só no Estado de São Paulo. São praticamente os mesmos números registrados em janeiro e fevereiro de 2011 (488,9 mil e 144 mil, respectivamente).

"A única coisa que vende bem no domingo é pizza. O resto tem boa saída na segunda, na terça, na quarta...", diz Vallejo. Segundo o sindicato, mais de 60% dos concessionários de São Paulo concordaram com o fechamento em dois domingos.

ADAPTAÇÃO

Os fabricantes consultados também não esperam redução nas vendas. " A abertura em todos os domingos beneficiava os clientes, que hoje têm uma vida mais corrida. Eles terão de se adaptar, mas não deixarão de comprar", avalia Gustavo Colossi, diretor de marketing da Chevrolet do Brasil.

Para o advogado Gabriel Moura, 31, que pretende trocar de carro, o funcionamento alternado aos domingos é uma péssima ideia. "Fechar um bom negócio requer tempo. Não tenho oportunidade de fazer isso em dias úteis."

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.