Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Calendário é outro para lojas independentes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O acordo firmado entre o Sincodiv-SP (sindicato dos concessionários) e o SECSP (Sindicato dos Comerciários de São Paulo) inclui as autorizadas instaladas em shoppings, que devem seguir as datas de abertura e fechamento estabelecidas para 2012 (veja quadro ao lado).

Contudo, as lojas independentes (multimarcas e revendas de usados não vinculadas ao Sincodiv) não elaboraram um calendário fechado, embora tenham de respeitar as duas folgas dominicais.

As concessionárias que desrespeitam o calendário de folgas têm de pagar multa de R$ 1.500 por funcionário que for trabalhar.

ESCRAVIDÃO

Para o presidente do SECSP, Ricardo Patah, esse é o primeiro passo para acabar com o trabalho dominical. "É uma escravidão. A maior parte dos trabalhadores é contra trabalhar aos domingos".

Alguns vendedores ouvidos pela Folha dizem estar preocupados com a dificuldade de atingir as metas de venda já que têm menos dias de trabalho, mas a maioria dos entrevistados comemora as folgas.

"O jeito é correr durante a semana e tirar a diferença no sábado. Trabalhar todo domingo era dureza", diz Amaury Santos, 41, vendedor de concessionária há 12 anos.

Outros Estados adotaram o sistema de folgas. As regras variam de acordo com a região do país.

No Rio, as concessionárias fecham todos os domingos. O mesmo acontece na Bahia. No Espírito Santo, há exceções para feirões, desde que combinados com os sindicatos.

(RR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.