Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Cartas

Via crucis telefônica

"Comprei um Gol zero-quilômetro na concessionária Comeri Litoral. Em fevereiro, o carro foi deixado na loja por causa de um defeito na embreagem. Rodaram 60 km e disseram que o veículo não apresentou problema. Pouco tempo depois, o Gol voltou para a concessionária. Disseram que era necessário trocar o câmbio. Não me restando outra alternativa, deixei o carro lá. Após demora na entrega, minha mãe ligou diversas vezes para a Comeri, que a orientou a ligar para a Volkswagen e perguntar por que a peça não havia chegado. Mal sabíamos que seria apenas o início de uma 'via crucis telefônica'. Depois de inúmeras ligações para a concessionária e para a Volkswagen, nos vimos em um jogo de empurra-empurra."
CAROLINE G. SAMPAIO (São Paulo, SP)

Resposta da VW - "O veículo foi entregue à cliente no dia 20 de abril em condições normais de uso."

Réplica da leitora - "Após quase dois meses de espera e sem veículo reserva, meu carro finalmente voltou."

Sem revisão, não

"Comprei um Fiat Idea na Bali. Após dois anos de uso, a pintura começou a se deteriorar. Quando chove, entra água no interior das portas dianteiras e traseiras. Liguei para a montadora e abri um processo sobre a questão da pintura. A montadora me contatou por e-mail e solicitou que eu levasse o veículo na autorizada. Lá, informaram que o conserto e a pintura seriam feitos caso eu tivesse realizado todas as revisões mecânicas e de pintura em concessionárias da marca. É absurda tal exigência! Há mais de oito meses estou lutando e a Fiat não responde."
HELIO CAMPAGNUCIO (Brasília, DF)

Resposta da Fiat - "Reiterando os termos dos contatos realizados anteriormente, informamos que o fato de o veículo encontrar-se fora do período de garantia e o cliente ter optado por não executar as revisões programadas de carroceria, conforme previsto no Manual de Uso e Manutenção, nos impossibilita de atendê-lo sem ônus."

Réplica do leitor - "A resposta da Fiat e a omissão da autorizada Bali ratificam o desprezo que a montadora tem em relação ao consumidor. Fico com o prejuízo, mas com a satisfação de poder expressar neste espaço o meu repúdio."

Câmbio argentino

"Meu filho tem uma camionete Amarok, da Vokswagen, fabricada na Argentina. Houve um problema no câmbio e levamos o carro na concessionária Original de Arujá, onde alegaram que a fábrica não mantém estoque de câmbios no Brasil. Estamos há quase dois meses sem a camionete e sem previsão de entrega."
CLAUDIO B. MENDES (São Paulo, SP)

Resposta da VW - "Informamos que o veículo foi entregue ao cliente no dia 16 de abril em condições normais de uso."

Apague a luz!

"Faz 18 meses que adquiri um Focus Sedan e há mais de 17 meses a indicação luminosa de problema nos airbags permanece acesa. A concessionária Sandrecar Cambuci, apesar da boa vontade e de inúmeras tentativas de resolver o problema, informou-me no mês passado que havia esgotado as possibilidades de obter apoio da Ford para resolver a questão."
WALTER DE OLIVEIRA FILHO (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "O veículo foi atendido pelo distribuidor Ford Sandrecar e a questão foi devidamente solucionada."

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.