Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Siniav facilitaria adoção do pedágio urbano

DE SÃO PAULO

Para Creso de Franco Peixoto, especialista em transporte e professor de engenharia da FEI (Fundação Educacional Inaciana), a implantação do sistema de placa eletrônica facilitaria a adoção do pedágio urbano na capital.

A cobrança, que visa restringir a circulação de veículos em grandes centros, já foi adotada em metrópoles como Londres e Santiago. Em São Paulo, poderia substituir o rodízio municipal de carros.

No final do mês passado, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara Municipal de São Paulo deu parecer favorável ao projeto de lei que autoriza a criação do pedágio urbano na cidade.

O projeto, de autoria do vereador Carlos Apolinário (DEM), porém, ainda precisa ser analisado pelas comissões de Transportes e de Finanças e passar pelo aval do prefeito.

O prefeito Gilberto Kassab (PSD), que já está no fim de seu segundo mandato, diz ser contrário à ideia. Mas há candidatos que defendem a implantação da cobrança. É o caso da ex-vereadora Soninha Francine (PPS).

"Vai chegar um momento em que a própria população vai pedir a cobrança, pois o pedágio urbano sai mais barato do que os congestionamentos. Esse sistema é menos restritivo que o rodízio, e a taxa diária poderia ser compatível ao preço de uma passagem de ônibus [R$ 3]."

Em Londres, circular de carro pelo centro custa o equivalente a R$ 30.

(FN)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.