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Um passo à frente

Opções acima dos modelos populares, novos sedãs compactos se encontram na pista de testes

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os sedãs de entrada são o passo seguinte para quem está deixando os hatches pequenos. Segundo os fabricantes, esse público está mais exigente, o que levou a mudanças no segmento. Os modelos cresceram e ganharam equipamentos, fato comprovado no teste Folha-Mauá.

O Versa é a opção da Nissan. Para não perder terreno, a Chevrolet lançou o Cobalt, posicionado entre o Prisma e o Cruze. Já a Fiat acaba de apresentar o Grand Siena.

O sedã da marca italiana cresceu para se distanciar do novo Palio, mas nem sempre consegue. Ao volante, percebe-se que ainda há muito do hatch nas reações.

Outra característica comum ao Palio é a dificuldade em encontrar uma boa posição ao volante. As regulagens do assento e da coluna de direção do Siena são limitadas.

A boa notícia é que a suspensão está mais firme. O novo sedã ganhou bitolas mais largas e eixo traseiro do Punto. Melhorou bastante.

O espaço interno do Fiat aumentou, mas não o suficiente para brigar com Versa e Cobalt. Os rivais têm medidas generosas. A distância entre-eixos, por exemplo, é de 2,60 m no Nissan e vai a 2,62 m no Chevrolet, contra os 2,51 m do Siena.

O Cobalt tem o maior porta-malas, com 563 litros de capacidade. Pena que o desempenho seja comedido.

O motor 1.4 flex do Chevrolet (102 cv) sofre com a carroceria grande. O Cobalt precisou de 14 segundos para atingir os 100 km/h. Mesmo tempo do Grand Siena, que tem 14 cv a menos.

VITÓRIA DO VERSA

Na pista, o Versa 1.6 16v (111 cv) fez valer o motor maior e obteve os melhores tempos. A maior vantagem apareceu no consumo. O Nissan andou mais e, na média, consumiu menor quantidade de combustível que os rivais.

O Versa tem outros atrativos, como a direção com assistência elétrica e o bom custo/benefício. Completo, o Nissan sai por R$ 43.890.

O Grand Siena 1.4 parte de R$ 38.710, sem ar-condicionado. Para ter os mesmos itens do Nissan testado, o preço vai a R$ 44 mil. Se o cliente quiser um Fiat com motor 1.6 16v (115 cv), irá pagar R$ 44,9 mil pela versão completa.

O Cobalt 1.4 completo é o mais caro deste comparativo. A versão LTZ custa R$ 46.480. A Chevrolet vai lançar no próximo mês a versão 1.8, com câmbio automático.

Por esses preços, todos os modelos trazem airbag duplo, freios ABS, rodas de liga leve e sistema de som. Nessas condições, o Versa leva a melhor pelo conjunto da obra.

Os fabricantes cederam os carros para teste

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
0/xx/11/4239-3092; www.maua.br

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