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Itens extras de segurança fazem Passat vencer Camry

Sedã Toyota é superior em conforto, mas Volks se vale da tecnologia

Números mostram empate técnico em vários quesitos; carros também se equivalem em equipamentos

EDUARDO SODRÉ
DE SÃO PAULO

Suave, o Toyota Camry V6 parece ter pantufas no lugar dos pneus. A impressão surgiu logo na primeira volta. O Volkswagen Passat 2.0 turbo chegou em seguida, mostrando as qualidades de seu ajuste esporte fino. A briga foi boa.

Mais espaçoso, o Toyota irá agradar aos ocupantes do banco traseiro, cujos encostos são eletricamente reclináveis. Eles podem comandar os sistemas de som e de ar condicionado, ajustáveis por meio de comandos no descanso de braço central.

Contudo, quem gosta de dirigir encontrará um conjunto mais interessante no Passat. Apesar da menor potência, o motor 2.0 turbo (211 cv) e o câmbio de dupla embreagem fazem o sedã alemão andar junto com o Camry V6 (277 cv), que é mais pesado.

Os números do teste Folha-Mauá apontam empates técnicos em vários quesitos. Os carros se equivalem também na lista de equipamentos. Mas o vencedor é o Passat.

A vitória foi determinada por um opcional, o ACC (controle adaptativo de velocidade de cruzeiro). O sistema regula a velocidade para manter uma distância segura do carro à frente. E, se alguém fechar o sedã repentinamente, ele pode frear sozinho.

Com esse item e mais outros que são de série no Camry (bancos de couro e faróis de xenônio), o preço do VW passa de R$ 122.450 para cerca de R$ 130 mil. O Toyota, que custa R$ 161 mil em versão única, é maior e mais confortável. Porém, a tecnologia disponível no Passat é imbatível.

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
0/xx/11/4239-3092; www.maua.br

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