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Cartas

Cobrança indevida

"Sempre fui cliente da Vigorito. Em agosto de 2000, comprei um Chevrolet novo e dei o meu Vectra como parte do pagamento. Oito anos depois, recebi uma cobrança indevida de impostos e multas desse antigo automóvel, referente ao período de 2002 a 2006, que totalizavam R$ 6.444. Estou tentando resolver esse problema."
Elisa Souza Oliveira (São Paulo,SP)

Resposta da Chevrolet - "A Central de Relacionamento Chevrolet (CRC) está interagindo com a cliente e com a concessionária para solucionar a pendência relatada."

Réplica da leitora - "Já levantei provas atestando que o veículo não pertencia a mim na época em que a dívida foi contraída, o problema é que a concessionária diz não possuir o registro de transação do veículo."

Ferrugem acelerada

"Em 2008, adquiri uma VW Kombi novinha para transportar funcionários da minha empresa. Recentemente, o assento inteiriço traseiro se desprendeu, pois a parte central do assoalho enferrujou. A corrosão está se espalhando.
Como o utilitário é bem cuidado e passou por todas as revisões no primeiro ano de uso, não concordo em pagar R$ 8 mil pelo reparo. O carro deveria estar em perfeito estado."
Caroline B. Rocco (Piracicaba, SP)

Resposta da VW - "O veículo está com o plano de manutenção irregular e fora do período de garantia. A empresa se coloca à disposição para realizar os serviços necessários mediante aprovação de orçamento pela cliente."

Réplica da leitora - "Pelo que sei, a garantia da lataria é de cinco anos. Não fiz modificações ou perfurações no assoalho que pudessem ter provocado esse problema. Talvez tenha faltado algum banho de produto anticorrosivo na linha de montagem do veículo."

Carro de trabalho

"Sou taxista e tenho uma Nissan Livina que apresentou problemas na partida. Na primeira vez, apesar de o veículo ter chegado à concessionária guinchado, disseram que não era nada grave. Na segunda vez, culparam o combustível. Na terceira, disseram que era a sonda lambda a causa das falhas. Por último, o motor fez um barulho estranho e precisou voltar à autorizada. Pediram R$ 420 pelo diagnóstico. Recorri à oficina da seguradora, onde fui informado de que o reparo custaria cerca de R$ 14,3 mil. Estou sem poder trabalhar e, desde então, com a prestação do carro atrasada."
Milton José Ribeiro (São Paulo, SP)

Resposta da Nissan - "Informamos que o inconveniente foi resolvido diretamente com o cliente."

A primeira vez

"Acabei de comprar um Hyundai Tucson, meu primeiro zero-quilômetro. Contudo, a negociação na concessionária Caoa me frustrou. Prometeram a liberação imediata do veículo, mas isso só aconteceu 20 dias depois, pois decidi financiar o carro pelo banco do qual sou correntista.
O despachante também me deu dor de cabeça, pois cobrou R$ 450 e demorou para entregar a placa. Outra surpresa foi saber que o carro vinha sem tapetes e com um alarme que não sobe os vidros. A vendedora não me informou sobre isso."
Adriano Carvalho (São Paulo, SP)

Resposta da Hyundai - "Efetuamos contato com o cliente para esclarecer o ocorrido, sendo o caso resolvido."

Réplica do leitor - "Acreditava que, pela bandeira e pela localização nobre, o atendimento seria melhor."

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