Índice geral Veículos
Veículos
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Troca de olhares

Sonic flerta com o público que deseja mais do que um compacto de entrada; no visual, faróis duplos se destacam

Fotos Divulgação
Chevrolet Sonic chega para concorrer com Fiat Punto e Ford New Fiesta
Chevrolet Sonic chega para concorrer com Fiat Punto e Ford New Fiesta

EDUARDO SODRÉ
ENVIADO A BÚZIOS (RJ)

O dono de uma pequena oficina de motos correu para dar informações à equipe da Folha, que estava a bordo de um Chevrolet Sonic hatch azul metálico. A montadora escolheu a cidade de Búzios, Rio de Janeiro, para apresentar seu novo compacto, e é fácil se perder por lá.

O mecânico passou as orientações. "Há uma subidinha de terra ali adiante, mas dá para passar tranquilo", disse, sem tirar os olhos da dianteira do carro. Parecia ter aprovado o visual.

A tal subidinha era uma ladeira bastante íngreme e, antes de chegar até lá, foi preciso passar por um trecho de asfalto precário, bem diferente do trajeto original proposto pela Chevrolet. O Sonic, que é produzido na Coreia do Sul, teve seu choque de realidade em território brasileiro.

O desvio de rota serviu para conhecer as qualidades do carro. Silencioso e firme, o hatch sul-coreano foi bem tanto na rodovia quanto nos caminhos estreitos de Búzios.

O estreante motor Ecotec 1.6 16v flex (120 cv) é adequado ao porte do veículo, e há boas opções de câmbio. A versão manual de cinco marchas tem pedal de embreagem leve, e o automático de seis velocidades se destaca pelas trocas rápidas, sem trancos.

CANHÕES LUMINOSOS

De volta ao ponto de partida, é hora de olhar com mais calma para o carro e ver o que tanto atraiu a atenção do mecânico de motos. A resposta está nos faróis, que trazem dois canhões luminosos de cada lado. Ali habita a identidade do Sonic, que se insere em um segmento onde o design é fundamental. Seus rivais Fiat Punto e Ford New Fiesta comprovam isso.

Após a volta com o hatch, chegou a hora de dirigir a versão sedã com câmbio automático. Dessa vez, não houve desvios, a rota foi seguida à risca. O porta-malas com capacidade para 477 litros de bagagens é um bom argumento de compra, apesar de o visual não ser tão equilibrado quanto o do hatch. Ao menos a dianteira é igual, e preserva o poder de atração do Sonic.

O jornalista viajou a convite da Chevrolet

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.