Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Evolução a combustão

Carro novo emite 28 vezes menos poluentes que um dos anos 1980

DE SÃO PAULO - Os carros atuais emitem 28 vezes menos poluentes que os produzidos no final dos anos 80, aponta dados do Proconve (programa de controle da poluição por veículos), com base na evolução dos limites de emissões legais.

Segundo a Anfavea (associação dos fabricantes), os limites no Brasil se equiparam aos padrões internacionais no que se refere à redução de emissões de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, por exemplo.

Mas o país não leva em consideração a descarga de gás carbônico, um dos vilões do efeito estufa e parâmetro para tributação em vários países.

Como a emissão do gás está relacionada com o consumo de combustível, na Europa, carro econômico paga menos taxas.

Por conta disso, várias tecnologias foram desenvolvidas para otimizar a eficiência energética dos motores a combustão, como o turbo, a direção elétrica e o sistema start-stop (desliga temporariamente o motor nas paradas de semáforos).

"Como são itens caros, geralmente é preciso uma compensação tributária para que cheguem ao consumidor", diz o professor de engenharia da Poli-USP Francisco Nigro.

No Brasil, a taxação dos carros está atrelada basicamente ao tamanho do motor.

(FN)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.