Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Toyota é simples, mas não quer parecer 'popular'

DO ENVIADO ESPECIAL

O Etios não tenta esconder que nasceu para ser um Toyota acessível. Na cabine, o plástico impera.

O material áspero reveste inclusive o descanso de braço localizado na parte interna das portas.

O painel central inspirado em cockpits de aviões também chama a atenção, mas economiza no marcador de combustível. De tão diminuto, acaba exigindo um certo esforço do motorista para enxergá-lo.

Já o porta-luvas é um capítulo a parte. Largo e fundo, ocupa toda a parte frontal do painel do carona, o que possibilita acomodar ali até uma bolsa grande -as mulheres certamente vão aprovar.

Só não há avareza nas dimensões. Com 4,27 m de comprimento e 2,55 m de entre-eixos, o Etios sedã acomoda bem os cinco ocupantes, além da bagagem. Afinal, o porta-malas leva 595 litros, volume 40% maior que o do Peugeot 206 Passion, por exemplo.

O Etios hacth, apesar de menor (3,78 m de comprimento e 2,46 m de entre-eixos), não espreme ninguém.

COMEDIDO

O mais novo integrante dos carros compactos também não quer parecer revolucionário: seu desenho caracteriza-se pela discrição.

Na dianteira, o destaque é a grade "sorriso", enquanto na lateral são vincos que marcam a parte inferior das portas.

A traseira pode vir com uma barra cromada, para que ninguém confunda o pequeno Toyota com um carro "popular" (1.0).

As configurações do Etios ainda não estão definidas, afirma o fabricante. Mas os freios ABS e duplo airbag estarão entre os itens de série.

O preço inicial é estimado em R$ 28 mil, podendo chegar a R$ 55 mil nas unidades mais equipadas.

No início, a montadora irá fabricar no Brasil 70 mil unidades do Etios por ano. Pouco, se comparado com o que a dupla VW Gol e Voyage emplaca: 380 mil unidades. Mas o montante superaria o que a Toyota vende de Corolla atualmente -cerca de 55 mil unidades. (RR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.