Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Os dez mandamentos

Manter a moto em ordem é bastante simples, e alguns cuidados a tornam mais fácil de pilotar

GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nas motos, a mecânica está quase toda à vista, o que facilita a manutenção. Com alguns cuidados e reparos que você mesmo pode fazer, ela vai ficar muito mais agradável de guiar. Seguindo algumas dicas simples, garante-se a confiabilidade e a durabilidade do veículo.

1) Em motos onde há o botão para ligar o farol, prefira dar a partida com a luz desligada - lembrando sempre de acendê-la antes de seguir. Essa simples medida poupa a bateria, especialmente em dias frios

2) Cheque a pressão dos pneus no máximo a cada 15 dias.

Calibre com os valores indicados pela montadora, de acordo com a carga -com ou sem garupa, por exemplo. Quase sempre a pressão recomendada é menor no dianteiro. Rodar com pneu murcho é perigoso: em curvas, a borracha pode dobrar em excesso e causar um acidente, além de o pneu desgastar mais rapidamente

3) Verifique com regularidade o nível do lubrificante do motor e também o do fluído de freio. Complete se necessário, lembrando

que a quilometragem de troca do óleo deve ser respeitada. Como trabalha em altas rotações, o propulsor da moto exige troca em menor intervalo que o do carro

4) Nas motos menores, a troca do filtro costuma ser bastante simples. Utilizando o kit de ferramentas do veículo, levante o banco e/ou retire a carenagem lateral para ter acesso ao elemento filtrante. Basta uma checagem visual para saber se está na hora da troca. A peça é barata e, quando obstruída, aumenta o consumo e piora o rendimento do motor

5) A regulagem dos tambores de freio também é outro cuidado simples. Com uma chave de boca, pode-se regular a tensão do varão (ou cabo) do freio traseiro, de maneira que fique mais eficiente. Deixe sempre uma folga no pedal (cerca de 2 cm) para evitar que a roda fique presa

6) Lubrificar a corrente é outro cuidado simples e que aumenta a vida útil da peça. Existem sprays próprios para corrente e também graxas finas que diminuem o atrito e o ruído. Sempre que lavar a moto, lubrifique a corrente da transmissão

7) A cada 1.500 km rodados, cheque o estado das pastilhas de freio nas motos com freio a disco. Basta olhar entre a pinça e o disco para verificar a espessura dos componentes, que devem ter pelo menos 2 mm. Se surgir barulho ao frear, troque logo as pastilhas. Existe risco de danificar o disco, além de a frenagem ficar comprometida

8) Nas motos com carburador, não se esqueça de fechar a torneira de gasolina antes de deixá-la parada por períodos mais longos. Feche a torneira (posição "off") e faça o motor funcionar até que ele morra. Isso evita a formação de uma gosma no carburador, que acaba entupindo o sistema

9) Nos motos com injeção eletrônica, evite ao máximo rodar com o combustível na reserva. Com pouca gasolina, a bomba elétrica pode trabalhar seca -principalmente em curvas- e ser danificada

10) Quando lavar a moto, use apenas xampu automotivo nas partes pintadas ou cromadas. Se houver muita sujeira ou graxa no motor ou nas partes baixas, utilize um pincel com querosene ou diesel. Enxague em seguida. Aros e raios com ferrugem ou resíduos grossos podem ser lavados com palha de aço fina e xampu. Componentes como cabos de comando e corrente de transmissão pedem lubrificação após a lavagem e secagem: use óleo em spray nos cabos (junto ao guidão). Para lubrificar a corrente veja item 6

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.