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Grandes investem para recuperar mercado

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com a entrada de novas marcas no mercado brasileiro, as quatro grandes (Fiat, VW, Chevrolet e Ford) foram as que mais perderam participação nos último anos, segundo dados da Fenabrave (federação das concessionárias).

Somadas, elas respondiam por mais de 90% das vendas até 1997, quando começaram a perder fatia. Hoje têm cerca de 70% de "market share" -é importante lembrar que, como o mercado dobrou nesse período, elas cresceram em vendas unitárias.

"A participação no mercado das quatro grandes tende a diminuir cada vez mais. As francesas e as japonesas, apesar de discretas, roubaram grande parte desse bolo na última década", afirma Milad Kalume Neto, da Jato Dynamics Brasil, consultoria especializada no setor.

Nos últimos dois anos, as marcas sul-coreanas e chinesas acirraram a disputa. Só as chinesas devem concentrar 15% das vendas em 2015.

No âmbito mundial, é raro quatro empresas dominarem um mercado grande como o brasileiro -o sexto maior, no ranking global. Mas elas querem mais.

A Fiat confirmou uma nova fábrica em Pernambuco para a produção de um compacto na faixa de R$ 25 mil. A Ford está ampliando a planta de São Bernardo do Campo (SP) para fazer a nova geração do Ka.

A Volkswagen prepara para 2014 a produção do Up!, um citadino global que será posicionado abaixo do novo Gol (1.0), hoje tabelado a partir de R$ 28 mil.

COADJUVANTES

Entre as marcas japonesas a movimentação também é intensa. A Mitsubishi anunciou recentemente que irá produzir dois carros de passeio, enquanto a Toyota já prepara a rede para começar, em setembro, a venda do compacto Etios feito em Sorocaba (SP).

Já a Peugeot lança no próximo ano seu primeiro compacto premium. Segundo a marca, o 208 custará aproximadamente R$ 40 mil.

(RR)

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