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Importadores ainda têm modelos 2011 encalhados nas autorizadas

Empresas aumentaram estoques para fugir da sobretaxa do IPI, mas não conseguiram vender

Marcas mantiveram preços, mas esbarram nas dificuldades de aprovação do crédito para clientes

Divulgação
Apesar da queda nas vendas, Chery mantém plano de importar o hatch Celer
Apesar da queda nas vendas, Chery mantém plano de importar o hatch Celer

EDUARDO SODRÉ
DE SÃO PAULO

O empresário carioca Adalberto Igrejas, 54, acaba de fechar uma de suas duas concessionárias CN Auto. Apesar de os preços não terem subido nos últimos meses, as vendas dos utilitários chineses Hafei Towner e Jinbei Topic sofreram forte retração com a dificuldade em aprovar crédito para os clientes.

A marca faz parte do bloco mais prejudicado com as recentes medidas de proteção e incentivo à produção local.

Os importadores estão com grandes lotes de carros parados em seus pátios, muitos produzidos em 2011. Às vésperas de a sobretaxa do IPI entrar em vigor, as marcas aumentaram os estoques para garantir alguns meses sem aumento (veja quadro ao lado). Porém, mesmo mantendo os preços, não conseguiram vender os carros.

"Minha média mensal caiu de 50 automóveis emplacados por mês para algo entre 10 e 15 unidades no mesmo período. Já perdi cerca de R$ 650 mil nos últimos seis meses", diz Igrejas.

FÁBRICA NO BRASIL

A CN Auto faz parte de um grupo de importadores que está no meio do caminho, com um volume de vendas que não justificaria o investimento em fabricação local. Mas, para se livrar da sobretaxa de 30 pontos percentuais no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), irá apostar no crescimento e produzir seus utilitários no Brasil -a construção de uma fábrica da marca no Espírito Santo será anunciada na próxima semana.

"O baque em nosso setor foi forte, as medidas tomadas foram exageradas. Estamos aqui há quatro anos investindo no mercado brasileiro, não somos os vilões da história. Esperamos que o governo tenha sensibilidade e nos dê algum oxigênio", diz Ricardo Strunz, CEO da CN Auto e diretor financeiro da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores).

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