Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Hyundai HB20 será lançado em outubro

Marca sul-coreana revela o nome de seu compacto nacional e diz que rivais irão do VW Gol ao Ford New Fiesta

As opções mais em conta terão motor 1.0 flex de três cilindros, o mesmo usado no Kia Picanto

RODRIGO LARA
ENVIADO A PIRACICABA (SP)

Chamado inicialmente de projeto HB (iniciais de Hyundai Brasil), o hatch compacto da marca sul-coreana passou dois anos cercado de mistério. Nesse período, pouco foi divulgado sobre o carro, que será produzido na nova fábrica da marca, em Piracicaba (162 km de São Paulo). Agora, surgem as primeiras informações concretas.

O nome de batismo será HB20 e seu lançamento está marcado para o dia 10 de outubro. Ainda não há preços oficiais, mas o presidente da marca no Brasil, Chang Kyun Han, afirmou que ele irá concorrer com modelos que variam do Volkswagen Gol (a partir de R$ 27.990) ao Ford New Fiesta hatch (R$ 44.130).

Em uma visita à fábrica, foi possível conhecer, em uma sala de acesso restrito e sem permissão para fotos, as linhas finais do HB20, que tem vincos discretos nas laterais. Não é exagero afirmar que se trata do Hyundai que utiliza de maneira mais equilibrada as formas atuais da marca.

Os faróis possuem refletores que formam uma espécie de onda, recurso similar ao visto em modelos mais caros da empresa, como o sedã Azera. Atrás, as lanternas têm orientação horizontal e fazem o HB20 parecer mais largo.

Há muito plástico rígido na cabine, mas a construção é esmerada. Os comandos ao redor do motorista são de fácil utilização e o painel tem iluminação azulada.

ESPAÇOSO

O espaço interno surpreende, especialmente no banco traseiro. Passageiros de até 1,90 m se acomodam sem raspar a cabeça no teto.

A linha de cintura alta do carro causa um certo estranhamento, pois faz com que a base da janela traseira fique acima dos ombros dos ocupantes. A plataforma do modelo é uma evolução da utilizada pelo Hyundai i20, compacto vendido na Europa.

A Hyundai não divulgou os dados técnicos do hatch, mas afirmou que o porta-malas do HB20 é cerca de 10% maior do que o de um Gol -ou seja, terá capacidade próxima dos 300 litros.

As rodas terão aros de 14 ou de 15 polegadas e os freios serão a disco na frente e a tambor atrás.

Haverá dois padrões de acabamento (GL e GLS). O modelo de entrada terá motor 1.0 flex de três cilindros. As versões mais caras serão 1.6 flex (quatro cilindros) e poderão trazer câmbio automático de quatro velocidades.

São praticamente os mesmos conjuntos do Kia Picanto (no caso do 1.0) e do Kia Soul. Nos carros da marca irmã -Kia e Hyundai fazem parte do mesmo grupo empresarial sul-coreano-, esses motores têm potência de 80 cv e de 126 cv com etanol, respectivamente.

A fábrica, que também reunirá instalações de fornecedores de componentes dos veículos, terá capacidade para produzir 150 mil carros ao ano, número expansível para até 180 mil unidades.

O HB20 fará parte de uma família de três modelos, ganhando a companhia de um utilitário compacto (que será apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro) e de um sedã.

Durante a visita, foi possível ver a silhueta do sedã, que tem formato similar ao do médio Elantra. Porém, a Hyundai não divulgou mais detalhes dos novos projetos.

O jornalista viajou a convite da Hyundai

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.