Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Escolha os gadgets certos para seu carro

Folha testou duas centrais multimídia de acesso à internet; lei não permite TV ou DVD com o carro em movimento

"É preciso saber que ligar muitos aparelhos, além de ser caro, pode exigir muito da bateria original", diz técnico

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Imagine um Uno Mille com sensor de estacionamento, câmera traseira e sistema multimídia com navegação por GPS. A Fiat não oferece os itens nem como opcionais, mas é possível equipar o veículo sem muito esforço se esse for o desejo do motorista. Contudo, é preciso avaliar quais são os gadgets que compensam o investimento.

A escolha deve seguir a necessidade do condutor e o uso que ele faz do veículo.

"Estamos instalando sensor de estacionamento até em populares. Mas o consumidor deve saber que ligar muitos aparelhos, além de ser caro, pode exigir muito da bateria original", diz Renato Mendes, técnico da Planet Sound.

MULTIMÍDIA

Um equipamento que se tornou popular em lojas de acessórios é a central multimídia, que reúne diversas funções em um único aparelho.

Em geral, o controle é feito por meio de uma tela sensível ao toque. Os principais recursos oferecidos são sistema de som, reprodução de DVD, TV digital e navegação por GPS. A vantagem é a praticidade, mas os aparelhos custam cerca de R$ 2.200.

A tela também pode mostrar os indicadores do sensor de estacionamento e a imagem da câmera traseira, que é comprada separadamente.

As centrais mais modernas trazem acesso à internet. A Folha testou duas: a Smart, da Pósitron, e a DSW. Ambas utilizam modem 3G fornecidos por companhias de telefonia celular.

A opção da Pósitron oferece interface mais amigável para os usuários e acesso à internet eficiente. O aparelho usa sistema Android, que permite baixar e usar os aplicativos oferecidos para tablets e smartphones. É possível acessar e-mails, sites de vídeos e redes sociais, além de utilizar a busca por voz do Google.

A Smart ainda tem roteador wi-fi que pode captar ou compartilhar o sinal com outros dispositivos.

Já a central oferecida pela DSW não pode baixar aplicativos ou rodar vídeos e músicas em tempo real e só abre versões mais leves dos sites. Lembra os primeiros celulares com acesso à internet. Ainda assim, é possível acessar e-mails, sites de busca e versões web de programas de bate-papo.

A vantagem do equipamento DSW é o recurso PIP, que divide a tela em duas partes. É possível exibir as imagens da TV digital e o mapa do GPS, por exemplo.

Vale lembrar que a legislação de trânsito proíbe que o motorista assista à TV ou ao DVD com o veículo em movimento. Na maioria das centrais, há um sistema ligado ao freio ou ao acelerador que pode bloquear as imagens assim que o carro começa a se mover. Mas é o condutor que escolhe se ativará ou não esse sistema.

Apesar de funcionais, a utilidade das centrais com acesso à internet é questionável, pois a maioria dos recursos disponíveis estão presentes em smartphones e tablets.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.