Índice geral Veículos
Veículos
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O piloto sumiu

Próximo passo da indústria, carros que se autodirigem estão em fase avançada de testes; infraestrutura de tráfego seria principal barreira

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

O motorista coloca o cinto de segurança, liga o carro e escolhe a rota no GPS. Depois disso, torna-se passageiro: o veículo entra em movimento sozinho e segue para o destino escolhido.

Parece ficção, mas é o próximo passo da indústria automotiva, que desenvolve veículos autônomos com o objetivo de eliminar o risco de acidentes por falha humana.

Fabricantes como BMW, GM e Volvo já mostraram protótipos que rodam sozinhos. Os carros são comandados por uma sistema inteligente que usa navegação por GPS e sensores para se orientar.

GOOGLE

O projeto mais conhecido, porém, é o da Google. O Toyota Prius equipado com o software da empresa já percorreu mais de 300 mil quilômetros de forma autônoma.

O sistema da Google, até agora, mostrou-se confiável. A única falha durante os testes foi uma batida na traseira do Prius, provocada por um condutor (humano) distraído. Os maiores desafios são extrapolam o carro.

"A construção da infraestrutura é a maior barreira para a adoção generalizada do carro autônomo. Os automóveis sem motorista operam por meio de sistemas de comunicação sofisticados, que ainda estão em desenvolvimento", diz Alberto Broggi, professor de engenharia da Universidade de Parma (Itália) e membro do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos). Segundo Broggi, cerca de 75% dos carros no mundo serão autônomos em 2040.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.