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Agile 2012 antecipa norma que obriga airbag

DE SÃO PAULO

A série limitada inaugura também a chegada do modelo 2012 do hatch da Chevrolet. O Agile não recebeu mudanças mecânicas ou visuais, mas o conteúdo de equipamentos mudou.

Agora há airbags duplos frontais de série em todas as versões, incluindo a de entrada, LT, que custa R$ 37 mil.

A configuração mais cara, LTZ, vendida por R$ 43.435, recebeu freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição eletrônica da força).

A versão LT ganhou sistema de som na opção intermediária, vendida a R$ 41.675.

OBRIGATÓRIO

Não foi só a concorrência dos carros chineses, com a política de venda de modelos "completões", ou a japonesa Nissan oferecendo o compacto March com airbags de série que motivaram as alterações de conteúdo na Chevrolet e em outras montadoras.

Desde 2009, resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) tornaram obrigatória a instalação de freios ABS e airbag nos carros produzidos no Brasil.

O processo é gradual e, segundo as normas, os equipamentos deverão estar em 100% da produção em janeiro de 2014, no caso dos carros de passeio em fabricação.

Após as datas previstas nas resoluções, modelos sem os dispositivos não poderão ser registrados ou licenciados.

"Estamos nos antecipando à lei e colocando airbags em toda a produção do Agile já em 2012", diz Rodrigo Fioco, gerente de marketing de produto da GM.

(RR)

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